Topo

Uerj: inscrições para exame discursivo do vestibular 2016 terminam hoje

Do UOL, em São Paulo

15/10/2015 13h56

A Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) fecha nesta quinta-feira (15) as inscrições para o exame discursivo do vestibular 2016. O cadastro deve ser feito no site http://www.vestibular.uerj.br até às 23h59.

A taxa de inscrição é de R$ 117. O candidato deve pagar o boleto até o dia 16 de outubro.

O exame discursivo é aberto somente aos candidatos que obtiveram aprovação em pelo menos um dos exames de qualificação do vestibular 2016 e que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio.

Vestibular 2016

O exame discursivo, que será realizado no dia 29 de novembro, é composto por três provas discursivas: uma prova de língua portuguesa instrumental com redação e duas provas específicas, de acordo com cada curso escolhido. A classificação geral será divulgada no dia 23 de janeiro.

Fica reservado, para os candidatos comprovadamente carentes, um percentual de 45% das vagas oferecidas, distribuído pelos seguintes grupos de cotas:

  • 20% para estudantes negros e indígenas;
  • 20% para estudantes oriundos da rede pública de ensino;
  • 5% para pessoas com deficiência, nos termos da legislação em vigor, e filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.