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Unesp: Prova de química teve nível mais elevado, dizem professores

Lucas Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

17/05/2015 21h14

Os professores de cursinhos ouvidos pelo UOL avaliaram a prova da primeira fase do vestibular 2015 de inverno da Unesp (Universidade Estadual Paulista) como bem feita por ter primado pelos conteúdos do ensino médio com qualidade gráfica. Contudo, observaram que a prova de química deve ter sido a que mais trouxe dificuldade para os alunos.

"Os que não terminaram de fazer uma revisão mais cuidadosa dos conteúdos não devem ter visto os temas que caíram na prova de química", avalia Célio Tasinafo, coordenador do Oficina do Estudante. "Não seriam difíceis se estivessem na prova do final do ano."

Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do Curso e Colégio Objetivo, considerou que a prova de química teve um nível "mais elevado". "Foi uma prova bem elaborada, com gráficos e textos. Não foi dificílima, mas exigiu mais do aluno."

A professora acredita que a prova de hoje exigiu interpretação de texto e boa leitura, como já é característica da Unesp. "O aluno teve de interpretar em português. Já em inglês, o aluno que conhecia o vocabulário econômico saiu ganhando."

Para Célio e Vera, as questões de matemática e física estavam mais contextualizadas do que em anos anteriores, o que rendeu elogios dos alunos. Já em história, os professores criticaram o fato de muitas questões se referirem a um mesmo texto.

"Teve duas questões que falavam sobre engenho. Foi chover no molhado. As duas cobraram a mesma interpretação de texto", avalia o professor do Oficina. "A mesma coisa aconteceu com as questões que tratavam da Primeira Guerra."

Geografia pediu que o aluno tivesse a capacidade de interpretar mapas e curvas de nível, segundo Vera. "Caiu uma questão sobre a Primavera Árabe. Embora seja algo de 2010, o aluno tem que acompanhar o que está acontecendo no mundo", diz.

"Biologia foi uma prova bonita e bem bolada, que cobrou extinção dos dinossauros, fotossíntese e biomas, temas bem recorrentes", finaliza a coordenadora do Objetivo.