Topo

Unicamp 2015: último dia tem prova de física difícil e questão sobre ebola

Do UOL, em São Paulo

13/01/2015 19h20Atualizada em 13/01/2015 19h29

Os candidatos a uma vaga na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) realizaram nesta terça-feira (13) as últimas provas da segunda fase do vestibular 2015. Para os professores de cursinhos pré-vestibulares ouvidos pelo UOL, a prova de física foi a mais difícil, seguida pela de química, e depois biologia, com perguntas mais simples e diretas.

Física foi uma prova mais contextualizada, que abrange todos os tópicos clássicos e foi mais difícil do que a Fuvest deste ano,” afirma Edmilson Motta, coordenador Etapa. Ele diz que química exigiu dos candidatos uma leitura atenta dos enunciados para saber como aplicar o conceito.

Biologia foi mais simples, com perguntas diretas. Quem quer fazer medicina precisa ficar preocupado se errar alguma questão, porque as notas das carreiras mais disputadas serão altas”, diz.

O coordenador de biologia do Objetivo diz que a prova da disciplina foi criativa e as questões eram claras e bem feitas. “Caiu uma questão sobre ebola, que perguntava sobre a transmissão do vírus da gripe e do ebola. É uma questão interessante, porque não tinha caído esse assunto este ano”, afirma. "Sabemos que o ebola é transmitido por secreções e o vírus da gripe, pelo ar", explica.

Em química, os professores destacaram a contextualização e a exigência de conceitos de outras disciplinas paras resolver as questões. “A prova mais bonita foi a de química. Toda a prova está contextualizada, não tem uma questão com informação pela informação, e trabalharam muito bem interdisciplinaridade”, afirma Celio Tasinafo, do Oficina do Estudante.

Resultado

A primeira chamada do vestibular 2015 da Unicamp será divulgada em 2 de fevereiro. A universidade oferece 3.320 vagas distribuídas em 70 cursos. Nesta edição, a Unicamp recebeu um número recorde de inscrições, com 77.128 participantes. Ano passado o número foi 73.818.