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Primeira fase da Unicamp 2015 tem textos curtos e pouco cálculo

Do UOL, em São Paulo

23/11/2014 20h35Atualizada em 23/11/2014 20h38

Com enunciados e textos curtos, pouco cálculo e apenas quatro alternativas em cada questão, a primeira fase da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) não deve ter apresentado problema para os candidatos quanto ao tempo de resolução, segundo professores ouvidos pelo UOL.

"Foi uma prova muito bem feita quanto à extensão de textos e o volume de cálculos. O aluno não deve ter tido problemas em relação ao tempo", diz Célio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante.  

Para Vera Lucia da Costa Antunes, coordenadora do Curso e Colégio Objetivo, a prova desse ano não foi trabalhosa, pois apresentava textos curtos e resoluções rápidas. "Foram poucas questões com alternativas longas, algumas de geografia e outras de biologia. Algumas questões cobravam conhecimentos fundamentais, mas o aluno precisava saber aplicar. Não era decoreba", afirma. 

Segundo o coordenador do Anglo Vestibulares, Luís Ricardo Arruda, o exame estava bem contextualizado, mas sem exageros. "Na área de exatas parece que eles tomaram o cuidado de pensar no aluno de humanas, que não é um especialista", afirma Arruda. Ele acredita que as questões mais difíceis de matemática, química e física ficaram para a segunda fase. 

Já o coordenador do Curso Etapa, Marcelo Dias Carvalho, destaca que, mesmo com as mudanças deste vestibular em relação aos anteriores, o estilo de prova dentro de cada disciplina foi mantido. "Português tem uma prova mais centrada em texto, com pouca gramática. Matemática e física são mais conceituais - embora não sejam tão complicadas, podem ter dado um pouco mais de trabalho por exigir conceitos. No todo, química teve uma dificuldade um pouco maior", avalia Carvalho.

Problemas

A professora Vera Lúcia, do Curso e Colégio Objetivo, aponta que a questão 16 (provas R e Z), de biologia, apresenta um enunciado contraditório, que pode gerar uma interpretação dúbia para o aluno. 

Na prova de física, o professor do Curso e Colégio Objetivo Ricardo Helou Doca observa problemas em duas questões, mas afirma que eles não comprometem a resolução.

Na questão 36 (provas R e Z), o resultado seria negativo, mas o sinal não aparece em nenhuma das alternativas. "O aluno pode interpretar que a resposta está em termos modulares, sem sinal, e assinalar a alternativa B. Mas a questão tinha que ter o sinal negativo ou explicar que a resposta estava em módulo. Se ele calculou, ele chegou na resposta B, mas sem sinal, não compromete muito", diz o professor.

Já na questão 40 (provas R e Z), o examinador confunde direção e sentido: "Dava para o aluno resolver, mas vai ver que o examinador estava confuso". 

A questão 54 (provas R e Z), de química, também apresenta um erro que não atrapalha na resolução final. O enunciado e as alternativas dizem que a dinamite é TNT, mas na verdade é TNG.