Topo

UOL e Khan Academy oferecem plantão de matemática para Fuvest

19/11/2014 15h17

A prova da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, será realizada no próximo dia 30 e muitos candidatos aproveitam essa reta final para sanar as últimas dúvidas.

Pensando nisso, o UOL e a Khan Academy organizam na segunda-feira (24) um plantão de matemática online específico para o vestibular da Fuvest. O professor e supervisor pedagógico da disciplina no ensino médio Luiz Augusto – mais conhecido como Guto – será o responsável por esclarecer as questões de última hora dos internautas.

Ele ficará online das 18h30 às 22 horas em uma sala de bate-papo do UOL para indicar exercícios e vídeos da Khan Academy, possibilitando assim uma revisão do conteúdo cobrado pela Fuvest.

O vestibular

A prova da primeira fase do vestibular será realizada em 30 de novembro, a partir das 13h, e terá 90 questões de múltipla escolha sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: português, história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês, além de questões interdisciplinares. Os candidatos terão cinco horas para realizar o exame. 

A lista com os candidatos aprovados para a segunda fase e os locais de prova desta etapa serão publicados no dia 22 de dezembro. A segunda fase acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de janeiro de 2015 e será composta por três provas de caráter analítico-expositivo.

A primeira chamada deve ser divulgada no dia 31 de janeiro de 2015, quando também será liberado o acesso individual ao desempenho no vestibular. 

No total, são ofertadas 11.177 vagas: 11.057 para a USP e 120 para o curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. 

A carreira de medicina é a mais concorrida, com 55,02 candidatos por vaga. Em seguida, estão os cursos de medicina em Ribeirão Preto (50,51); psicologia (40,69); engenharia civil de São Carlos (40,03); bacharelado de artes cênicas (37,47); e curso superior do audiovisual (37,46).

O que é a Khan Academy

A Khan Academy é uma organização sem fins lucrativos que elabora aulas online de diversas matérias e conta com uma plataforma gratuita de aprendizado personalizado. O site da instituição oferece mais de 300 mil exercícios e 1.000 videoaulas de matemática traduzidas para o português.

O projeto existe desde 2005, quando o matemático norte-americano Salman Khan passou a disponibilizar aulas em vídeo na internet.  A motivação inicial foi ajudar sua sobrinha de 12 anos que estava com problemas em aprender matemática.