Topo

Primeira fase da Unesp tem prova equilibrada, dizem professores

Do UOL, em São Paulo

16/11/2014 20h13Atualizada em 16/11/2014 21h25

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) aplicou neste domingo (16) a primeira fase do vestibular para o ingresso em 2015. Para os professores de cursos pré-vestibulares ouvidos pelo UOL, a prova realizada hoje foi bem equilibrada, tanto na distribuição dos conteúdos quanto no grau de dificuldade.

A coordenadora do Curso e do Colégio Objetivo, professora Vera Lúcia da Costa Antunes, destacou que a primeira fase deste ano manteve a mesma linha dos anos anteriores, com questões originais e criativas. “Essa é a melhor prova de primeira fase que conhecemos. Tem um perfil tradicional, sem questões impossíveis. As questões são medianas, é uma prova bem equilibrada”, afirma.

Para os professores, a prova de química foi fácil e bem contextualizada. “A prova de química teve algo bem peculiar, já que as questões eram mais simples e tinham uma única temática: a água”, afirma Edmilson Motta, coordenador do Etapa.

“Biologia tinha questões bem elaboradas, e deve ter sido um pouco mais difícil para quem não é da área das biomédicas. O candidato de medicina pode gabaritar, mas o de letras não vai ter essa mesma chance”, diz Luis Ricardo Arruda, coordenador do Anglo.

Em história, os professores dizem que não foram cobradas datas comemorativas e, apesar dos textos mais longos, as questões tinham temas interessantes e atuais. Em geografia, a prova foi considerada de média dificuldade, com destaque para a geografia humana.

Os candidatos, porém, tinham que dar bastante atenção às questões de língua inglesa. “Nenhuma outra prova é tão exigente em inglês, que tem dez questões, mais do que matemática. É uma área mais complexa no vestibular da Unesp”, afirma Motta.

“O nível foi muito bom nessa prova, adequado ao que ela pretende, que é selecionar candidatos para uma próxima etapa. Na segunda fase, as questões serão mais difíceis”, afirma a professora do Objetivo.