Com 77 mil inscritos, vestibular 2015 da Unicamp bate recorde
A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) recebeu um número recorde de inscrições para o vestibular 2015, com 77.128 inscritos. Ano passado o número foi 73.818.
Medicina é a carreira com a maior concorrência, com 22.415 candidatos, resultando em 204 candidatos por vaga.
Em seguida, vêm as carreiras de arquitetura e urbanismo (115 c/v), engenharia civil (54 c/v), comunicação social-midialogia (51 c/v), engenharia química - Integral (46 c/v), ciências biológicas - Integral (46 c/v), engenharia de produção (38 c/v), geologia (33 c/v), engenharia mecânica - Integral (29 c/v) e história (27 c/v).
O índice de candidatos oriundos de escolas da rede pública ficou praticamente estável: 26,6% do total de inscritos; no vestibular 2014 foi 27%.
Vestibular
No total, são oferecidas 3.320 vagas distribuídas em 70 cursos da Unicamp.
A primeira fase será realizada em 23 de novembro de 2013 e a segunda fase, nos dias 11, 12 e 13 de janeiro de 2015. As provas serão realizadas em 20 cidades do Estado de São Paulo, além de Brasília: Bauru, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré.
O processo seletivo será realizado em duas fases. A primeira fase tem duas partes: parte de conhecimentos gerais (com 90 questões de múltipla escolha, baseadas nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio).
Todas as provas da segunda fase serão discursivas. No primeiro dia os candidatos fazem a prova de redação e os exames de língua portuguesa e de literaturas da língua portuguesa; no segundo dia serão aplicadas as provas de matemática, história e geografia; já o terceiro dia é destinado para a prova de física, química e biologia.
Enem
Sobre o uso da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na composição do resultado do vestibular, a Unicamp informa que:
- só serão utilizadas as notas do Enem para fins de classificação para a segunda fase do vestibular caso o Ministério da Educação disponibilize o cadastro e as notas relativas ao Enem 2013 até o dia 27 de novembro de 2014. Caso contrário, as notas do Enem, de 2013 ou de 2014, não serão consideradas para nenhum candidato nessa fase do vestibular;
- só serão utilizadas as notas do Enem para compor a nota da primeira fase no cálculo da nota final do vestibular caso o Ministério da Educação disponibilize o cadastro e as notas relativas ao Enem 2014 até o dia 20 de janeiro de 2015. Caso contrário, as notas do Enem, de 2013 ou de 2014, não serão consideradas para nenhum candidato do vestibular.
Mudanças
Em relação ao formato do vestibular, a Comvest promoveu a adequação das provas. A prova de redação será aplicada na segunda fase e a primeira fase, que antes tinha 48 questões de múltipla escolha, passará a ser composta por 90 questões de múltipla escolha.
A partir deste ano, a Famerp (Faculdade de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto) não participa mais do Vestibular Unicamp.
Unicamp
- Inscrições: 11 de agosto até 11 de setembro
- Exame da primeira fase: 23 de novembro
- Prova de habilidades específicas de música: 25 a 29 de setembro
- Exames da segunda fase: 11, 12 e 13 de janeiro de 2015
- Prova de habilidades específicas: 19 a 22 de janeiro de 2015
- Primeira chamada: 11 de fevereiro de 2015
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.