Topo

Fuvest e Uerj marcam prova do vestibular para mesma data

Líria Jade

Do Portal EBC

26/08/2014 10h47

A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) e a Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) aplicarão provas do vestibular no mesmo dia, 30 de novembro. A coincidência da data dos exames pode afetar estudantes que pretendiam tentar uma vaga nas duas universidades.

A Uerj fará pela manhã o exame discursivo, etapa final do processo seletivo, nas cidades do Estado do Rio de Janeiro. A Fuvest aplica no início da tarde a primeira fase do vestibular que seleciona estudantes para a USP (Universidade de São Paulo) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, apenas em municípios paulistas. As universidades alegam que o calendário será mantido.

Coincidência

A professor José Coelho, da assessoria de imprensa da Fuvest, explica que o calendário de datas dos vestibulares é definido com outras sete universidades de São Paulo. “Qualquer tipo de mudança, seria problemático, porque afeta as outras instituições”, disse.

De acordo com a Fuvest, a reunião que fechou as datas deste ano foi realizada com antecedência, no dia 28 de abril, para que não houvesse coincidência de datas e que uma mudança seria inviável.

Já a Uerj informou que, em princípio, não há possibilidade de alteração da data dos exames discursivos e que os locais de realização das provas já estão reservados.

Repercussão

A estudante Marianna Averaldo, 17, de Guaratinguetá, criou um abaixo-assinado no site Change.org solicitando a mudança no cronograma das universidades.  "Essa triste coincidência de datas fará com que a gente seja obrigado escolher qual prova realizar, além de reduzir nossas chances de aprovação", lamenta. Até o fechamento dessa matéria, a iniciativa já contava com o total de 1.810 apoiadores.