Topo

Fuvest: Questão sobre relógio solar foi a mais "difícil" do vestibular 2014

Relógio solar da USP. Questão sobre ele foi a menos acertada no vestibular 2014 da Fuvest - Divulgação/USP
Relógio solar da USP. Questão sobre ele foi a menos acertada no vestibular 2014 da Fuvest Imagem: Divulgação/USP

Do UOL, em São Paulo

10/06/2014 06h00

Uma questão sobre o relógio solar da USP teve menor índice de acertos no vestibular 2014 da Fuvest. É o que mostra uma análise das alternativas selecionadas pelos mais de 152 mil candidatos que fizeram a primeira fase do exame.

Era necessário descobrir a medida do ângulo que a linha inclinada na parte superior faz com o plano horizontal. Apenas 9,1% dos estudantes assinalaram a alternativa "B", que era a resposta certa. A maioria acreditou ser a letra "C" (32,5%) ou a letra "D" (31,9%). Confira a correção da questão, feita pelo Curso e Colégio Objetivo.

Em novembro, quando a primeira fase foi realizada, os professores de cursinhos pré-vestibular ouvidos pelo UOL destacaram esta como uma das questões mais difíceis da prova. A dificuldade é porque a pergunta interdisciplinar exige conhecimentos de geografia e matemática.

A segunda questão menos acertada tratava sobre pedidos de mineração no Vale do Ribeira, em São Paulo. Era pedido que o candidato indicasse qual meio físico e ocupação humana tradicional da região seriam afetados caso regras rigorosas de controle não fossem cumpridas.

Cerca de 12% dos vestibulandos acertaram a resposta correta ("dobramentos do Atlântico e quilombola"). A maior parte (31,6%) acreditou que a estrutura geológica era "escudo atlântico" e a ocupação, "caiçara".

Determinar as raízes de uma equação pode ser um dos conteúdos primários da matemática, mas em uma questão sobre o assunto na primeira fase da Fuvest 2014 apenas 12,9% dos estudantes que fizeram a prova acertaram o resultado. Veja a correção da terceira questão mais difícil.

Em contrapartida, uma questão de história sobre voto de cabresto foi a mais fácil dessa edição do vestibular. Mais de 78% dos candidatos acertaram a resposta correta, na qual teriam que analisar uma charge que satiriza essa prática eleitoral da República Velha.