Topo

USP muda bônus para alunos de escolas públicas em vestibular

Do UOL, em São Paulo

05/06/2014 19h03Atualizada em 05/06/2014 19h43

A USP (Universidade de São Paulo) anunciou nesta quinta-feira (5) uma alteração no sistema de bonificação para alunos egressos de escolas públicas. Desse modo, o benefício será concedido integralmente a todos os estudantes da rede pública que acertarem mais de 27 questões na prova do vestibular da Fuvest.

Até o ano passado, o bônus era proporcional ao desempenho do candidato na prova. A medida vale a partir do próximo vestibular.

A USP também informou que o bônus vai contar na nota da primeira fase, até então o acréscimo só entrava na nota final do candidato. Com isso, a universidade diz que as notas de corte dos cursos devem subir dois pontos.

Neste ano, 32,3% dos alunos que entraram na USP estudaram em escolas públicas --um recorde. Em 2013, esse número era de 28,5%. Com as mudanças anunciadas hoje, a universidade espera que em 2015 38% dos estudantes sejam oriundos da rede pública de ensino.

Inclusão

O programa de inclusão da USP, conhecido como Inclusp, concede uma bonificação de até 15% da nota na primeira fase do vestibular. Já pelo Pasusp, programa de avaliação seriada também voltado a estudantes de escolas públicas, o bônus pode ser de até 20%. O estudante também pode receber um acréscimo de 5% caso se declarare preto, pardo ou indígena.

Pelo Inclusp foram inscritos 60.683 estudantes no vestibular 2014 e 27.995 estudantes se candidataram pelo Pasusp.

Sem vestibular

No dia 9 de junho a USP começa a discutir novas formas de ingresso na universidade a partir do vestibular 2016. A ideia é oferecer outras opções, como a busca de talentos em olimpíadas científicas, principalmente as relacionadas às áreas de ciências básicas, como matemática, química e física.