Topo

Facebook: Aluno criou "Vestibular da Depressão" para aliviar estresse

Higor Cerqueira, criador da página no Facebook "Vestibular da Depressão" - Reprodução/Facebook
Higor Cerqueira, criador da página no Facebook "Vestibular da Depressão" Imagem: Reprodução/Facebook

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

28/05/2014 10h18

Há dois anos, Higor Cerqueira, 19, era um vestibulando com toda a pressão que a situação pode trazer. Para relaxar e descontrair, ele resolveu criar a página “Vestibular da Depressão”. 

“Eu estava na fase do vestibular e vi que existiam muitas pessoas interessadas nisso, inclusive eu", conta."Procurei nas redes sociais alguma página engraçada sobre vestibular para curtir, mas não encontrei. Então resolvi criar o ‘Vestibular da Depressão’.”

Atualmente, a página tem mais de 180 mil seguidores e compartilha piadas, vídeos, enquetes e informações úteis -- ou não tão úteis assim -- aos vestibulandos de plantão.

"A ideia é usar o humor para ajudar a aliviar a tensão que todo mundo passa nessa fase. É um momento para desestressar compartilhando as piadas”, conta o fluminense de Duque de Caxias, Rio de Janeiro.

Depressivo por um dia, SQN

Para Higor, sua formação no curso técnico de informática ajudou a construir as artes e a trabalhar em um ambiente o qual já estava habituado. “E aí a página começou a ter um engajamento mais forte. No começo, era só eu e um amigo que administrávamos o conteúdo. Mas com a grande repercussão, criei uma seleção para escolher novos moderadores para ajudar.”

Conforme a página foi ganhando mais e mais seguidores, Higor sentiu necessidade de ter ajuda. Por isso, passou a selecionar outros "depressivos". Ele conta que hoje o time foi reforçado por oito pessoas de todo Brasil.

Para o estudante, a coisa mais significativa do perfil na rede social é a receptividade dos internautas, que dão sugestões e quando passam no vestibular voltam para agradecer o “Vestibular da Depressão”. “No momento que estão mais preocupadas com o estudo, elas entram na página e tem um momento de diversão. É bem legal”, diz.

Higor, hoje, já não vive mais as tensões que antecedem os exames. Os problemas agora são "outros", diz o estudante brincando sobre sua rotina na universidade. Depois de "sofrer" como vestibulando, o jovem conquistou uma vaga no Instituto Federal do Rio de Janeiro.

Atualmente, cursa o quarto período de produção cultural e administra também o perfil da página “Faculdade da depressão”, com mais de 19 mil seguidores. “Porque depois do Vestibular a Depressão não acaba!”, afirma.