Topo

Cursinhos populares estão com inscrições abertas para o pré-vestibular

Do UOL, em São Paulo

06/02/2014 17h22

Cursinhos populares estão com inscrições abertas para aulas preparatórias para o vestibular e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Há vagas gratuitas ou com baixas mensalidades. As oportunidades são para estudar na capital e em algumas cidades do interior de São Paulo.

Entre os cursos gratuitos, o MSU (Movimento dos Sem Universidade) está com inscrições abertas para o projeto Cursinho Popular na Periferia. As aulas têm o objetivo de preparar os estudantes para o Enem 2014 e serão realizadas em 11 locais da periferia de São Paulo, de fevereiro a outubro de 2014.

As inscrições serão feitas somente pelo endereço www.msu.org.br. Para se matricular é preciso ter concluído ou estar cursando o ensino médio em escola pública. Os professores são de universidades federais. As aulas serão aos finais de semana: sábado das 8h às 17h e domingos das 8h às 12h.

A Rede Emancipa oferece cursos pré-vestibulares gratuitos para quem fez o ensino médio em escola pública. Segundo o movimento, são oferecidas mais mil vagas em diferentes pontos de São Paulo (capital e interior). As inscrições devem ser feitas pelo site redeemancipa.org.br.

O Cursinho Popular, mantido pela ACEPUSP (Associação Cultural de Educadores e Pesquisadores da Universidade de São Paulo), está com inscrições abertas para o curso extensivo. As aulas começam no dia 10 (durante a semana) e 15 de fevereiro (para as turmas de sábado).

São disponibilizadas 240 vagas, sendo 60 em cada um dos períodos (matutino, vespertino, noturno ou sábados). As inscrições estão abertas até o dia 8 de fevereiro e devem ser feitas  na rua da Consolação, 1909. O estudante deve levar cópias do CPF, RG e comprovante de residência, duas fotos 3x4 e comprovante de depósito da taxa de inscrição, no valor de R$60. Mais informações no site: www.cursinhopopular.com.

Bolsas

Em Campinas (SP), o Sistema de Ensino Integral completa 35 anos neste ano e dará bolsas integrais aos alunos que ocuparem todas as 100 vagas do cursinho pré-vestibular. Os estudantes beneficiados com o desconto integral serão selecionados por meio de três provas que serão realizadas nos dias próximos dias 8, 15 e 22 de fevereiro. As inscrições podem ser feita no site www.cursinhofree.com.br até 21 de fevereiro.

Os selecionados terão que comprar um iPad, já que o sistema de ensino está baseado na plataforma Apple. Quem não puder comprar o equipamento receberá o tablet sem qualquer custo, na forma de comodato, segundo o cursinho.

O cursinho do XI, gerido pela Associação Pró-Cultura Cidadã, está com inscrições abertas para o pré-vestibular que se inicia em fevereiro. Os estudantes também podem conseguir descontos a partir de trabalho voluntário ou da prova de bolsa de estudos (que deve ser agendada pelo site www.cursinhodoxi.com.br ou pelo telefone 11 3101-4583).