Topo

Física foi a prova mais difícil do dia, dizem professores sobre Unicamp

Do UOL, em São Paulo

14/01/2014 19h23

Os professores de cursinhos pré-vestibulares ouvidos pelo UOL na noite desta terça-feira (14) disseram que as questões de física foram as mais difíceis do último dia da segunda fase do vestibular 2014 da Unicamp. Hoje os candidatos realizaram a prova de ciências da natureza.

“A ordem das matérias  –biologia, química e, por último, física-- ajudou os candidatos, que chegavam às questões de física mais tranquilos e confiantes, porque já tinham resolvido parte da prova”, afirma Edmilson Motta, coordenador-geral do Curso Etapa .

Para Luis Ricardo Arruda, coordenador-geral do Anglo, a prova teve questões bem enunciadas, com boa abrangência de temas e abordagem de assuntos relevantes para cada matéria. “Eu achei física mais difícil, porque as situações eram difíceis, exigiam muita interpretação, conceito e cálculos”, diz.

Em química, os professores chamaram a atenção para a questão 9, que mostra um urso “polar” se dissolvendo na água. “É uma piada tradicional entre os químicos, que ajudou a quebrar o gelo e colocou um pouco de humor na prova”, afirma o professor de química do Objetivo Sérgio Teixeira Bignardi.

A prova de biologia foi considerada de nível médio pelos professores, que sentiram falta de questões de botânica e genética. “Gostei da questão que falava sobre a síntese de proteínas, porque é um assunto importante dentro da biologia e de grande utilidade pra entender outros assuntos da matéria”, comentou o professor de biologia do Objetivo Marcelo Alex Leal.

“A prova ficou devendo questões interdisciplinares. Não tem nada de interdisciplinar, a Unicamp nesse sentido parece que está um século atrasada em vista da Fuvest e do Enem. Não tem conversa nenhuma entre as disciplinas”, disse Célio Tasinafo, da Oficina do Estudante.

O terceiro dia de provas encerrou uma cansativa maratona de três dias da segunda fase da vestibular 2014 da Unicamp. A divulgação de primeira chamada será no dia 3 de fevereiro.