Topo

UFMG 2014: Provas de habilidades específicas começam nesta segunda

Do UOL, em São Paulo

13/01/2014 00h00

A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) começa a aplicar a partir desta segunda-feira (13), no campus Pampulha, em Belo Horizonte, as provas de habilidades específicas do vestibular 2014. Os exames vão até o próximo dia 15.

Segundo a instituição, os horários de realização das provas específicas de habilidades da UFMG 2014 serão especificados no comprovante definitivo de inscrição.

Farão o exame os candidatos às 421 vagas dos cursos de artes visuais, cinema de animação e artes digitais, conservação e restauração de bens culturais móveis, dança, design, design de moda, música e teatro. Esses cursos estão fora do escopo do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

O candidato deverá acessar o site www.ufmg.br/copeve/site_novo com o login e senha usados na inscrição do concurso vestibular 2014 para gerar seu próprio comprovante definitivo de inscrição, que traz local e horário de sua prova de habilidade específica.

Provas

No dia 13 serão aplicadas as provas de teoria e percepção musical e percepção visual, com três horas de duração. E no período de 13 a 15 de janeiro, as provas de atuação (4 minutos); audição didática coletiva (2h30); habilidade corporal de dança (2h30); solo de dança (2h30); e prática de música (sem limite de tempo para aplicação).

Segundo o edital do concurso, para ter acesso ao local de provas o candidato deverá apresentar documento de identidade e comprovante definitivo de inscrição. Os portões serão fechados no horário previsto de início dos exames.

Ainda conforme o edital, não será oferecido atendimento especial por motivos religiosos. É proibido porte, mesmo que desligados, de qualquer tipo de relógio, telefone celular e bateria, pendrive, fone de ouvido, calculadora, controle remoto, alarme de carro ou quaisquer outros componentes ou equipamentos eletrônicos ou de informática. Também não será permitido o uso de bonés, chapéus e similares.

Candidato de cabelos longos deverá mantê-los presos, deixando as orelhas à mostra para permitir, quando solicitado, que os fiscais verifiquem a existência de pontos de escuta eletrônica nos seus ouvidos. É proibido o porte de qualquer tipo de arma.

Materiais específicos

Para a realização da prova de percepção Visual, o candidato deverá levar borracha, caneta esferográfica escrita fina (cor preta), lápis (preto 2B e nas cores vermelho, azul e amarelo), tesoura de ponta arredondada e cola.

No caso das provas de atuação e solo de dança, adereços, figurinos e objetos cênicos deverão ser providenciados pelo próprio candidato.

Não será permitido o uso de instrumentos cortantes, perfurantes ou similares, bem como de fogo ou que gerem efeitos cênicos e elementos que representem risco físico para qualquer pessoa envolvida no vestibular.