Topo

Prova do 2º dia da Unicamp foi clássica e difícil, dizem professores

Do UOL, em São Paulo

13/01/2014 19h23

Os professores de cursinhos pré-vestibulares ouvidos pelo UOL nesta segunda-feira (13) disseram que as questões de história foram as mais difíceis deste segundo dia da segunda fase da Unicamp 2014. Os candidatos realizaram hoje as provas de ciências humanas e artes e de língua inglesa.

Para os docentes, o exame foi clássico, mantendo o modelo utilizado há anos no vestibular da universidade. “A prova de história foi muito exigente, com temas específicos, que em geral não fazem parte do conteúdo principal de estudo na disciplina”, diz Edmilson Motta, coordenador-geral do Etapa.

Entre as especificidades cobradas neste segundo dia de prova está uma questão sobre o Império Carolíngio, de Carlos Magno, considerada uma das mais difíceis de história. 

“A prova de geografia também foi classificada como difícil e teve a qualidade de ser bastante abrangente, com questões de geografia humana, física, econômica e questões interessantes e relevantes”, afirma o coordenador do Anglo, Luis Ricardo Arruda.

Em inglês, a professora do Objetivo Cristina Armaganijan disse que a prova teve textos simples e exigiu diferentes níveis de vocabulário. “Foi uma prova bem feita, objetiva, dentro do nível esperado para o aluno que termina o segundo grau. Não é idiotamente fácil e nem absurdamente difícil”, afirma.

Amanhã (14) os candidatos enfrentam as questões de ciências da natureza e devem ficar atentos ao tempo, o grande vilão desta segunda fase da Unicamp. “Os alunos pode esperar uma prova tradicional e cansativa, nos padrões dos vestibulares entre 1998 e 2005 da universidade”, afirma Célio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante, que criticou a falta de interdisciplinaridade desta segunda fase do exame.