Topo

UFPR divulga primeira lista de aprovados no vestibular 2014

Do UOL, em São Paulo

09/01/2014 14h29

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou nesta quinta-feira (9) os convocados na lista da primeira chamada do vestibular 2014 da instituição.

Em seguida começa a recepção aos calouros, no Campus do Setor de Ciências Agrárias (Rua dos Funcionários, 1.540). A festa, organizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantís e pelo Diretório Central dos Estudantes, vai contar com o tradicional banho de lama.

Os aprovados devem fazer matrícula de 27 a 31 de janeiro, no Departamento de Assuntos Acadêmicos, conforme o manual do candidato.

Documentos para matrícula para os candidatos que optaram pela concorrência geral:

  • fotocópia autenticada do certificado de conclusão do ensino médio e do histórico escolar do ensino médio regular. A apresentação de fotocópia autenticada do Diploma devidamente registrado de Ensino Superior dispensa a comprovação do ensino médio.
  • fotocópia autenticada da certidão de nascimento ou de casamento;
  • fotocópia autenticada do registro geral (RG). Para efeito de registro geral será aceito o RG Civil ou cédulas expedidas pelas forças armadas, desde que permanentes. É vedada a apresentação das cédulas com prazo de validade, nos termos da Portaria DAU/MEC N° 33, de 02 de Agosto de 1978, com alterações da pela Lei 7.088/83;
  • comprovante de situação cadastral no CPF (obtido no site www.receita.fazenda.gov.br ) ou cópia autenticada do cartão CPF;
  • para os candidatos que concluíram o Ensino Médio no exterior, além das alíneas a), b), c) e d), apresentar uma fotocópia autenticada do documento de revalidação e/ou equivalência de estudos no Brasil;
  • para os estrangeiros, fotocópia autenticada do RNE – Registro Nacional de Estrangeiro;
  • se o candidato estiver impossibilitado de comparecer, seu representante deverá entregar procuração pública ou instrumento particular, desde que com firma reconhecida em cartório. 

Ao todo, são oferecidas 4,5 mil vagas e outras 1.596 pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Dessas, 7,5% serão de inclusão racial, disponibilizadas para estudantes que possuam evidente fenótipo (aparência) que os caracterize como pertencentes ao grupo racial negro, e 7,5% de inclusão social , disponibilizadas para estudantes que tenham realizado o ensino fundamental e médio com aprovação exclusivamente em escola pública no Brasil.

Na segunda fase, houve uma prova comum a todos os candidatos no dia 1º de dezembro, a de compreensão e produção de textos, além de provas específicas diferenciadas por curso. Ela teve o valor de 60 pontos e foi constituída de 5 questões discursivas de valor variável.

No dia 2 do mesmo mês, os candidatos fizeram as provas específicas. Para os estudantes de 29 cursos, não houve essa etapa. 

As provas específicas de física, matemática, química, biologia, geografia, história, sociologia e filosofia tiveram 10 questões discursivas, valendo 4 pontos cada, totalizando-se 40 pontos. As provas de habilidade específica para os cursos de design e arquitetura e urbanismo tiveram formato próprio.

CONFIRA O CALENDÁRIO DO VESTIBULAR 2014 DA UFPR

EventosDatas
Divulgação do resultado e edital da chamada geral09/01
Matrícula27/01 a 31/01