Topo

Fuvest 2014: Candidatos se dizem tranquilos no primeiro dia da 2ª fase

Lucas Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

05/01/2014 13h08Atualizada em 05/01/2014 19h33

Os candidatos que farão os três dias de provas da segunda fase da Fuvest 2014 no prédio da engenharia civil da USP (Universidade de São Paulo) dizem estar tranquilos para as dez questões discursivas de português e para a redação deste domingo (5).

O exame acontecerá até a próxima terça-feira (7). Em todos os dias, os estudantes terão 4h para realizar as provas. A partir das 19h30, o UOL terá a correção comentada da prova, feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo.

O casal de namorados Bruno Braga, 17, e Giulia Tessitore, 17, vieram ao mesmo local de prova na zona oeste de São Paulo e estão otimistas quanto ao desempenho de hoje. Ele está tentando uma vaga em direito e ela em economia.

"Eu acho que hoje é o dia mais tranquilo. Temos quatro horas para fazer a prova, sem correr", diz Bruno. "Estou desde o começo do ano me matando para estudar. Nas férias, deixei de sair na maioria das vezes, me dediquei aos estudos, e fiz um terceiro ano de ensino médio bem focado".

A parceira acredita ser amanhã (6) o melhor dia, com questões das outras disciplinas, mas acredita ir bem neste domingo. "Hoje só são dez questões e a redação, então acho que sobra mais tempo", analisa Giulia, que diz ter certa dificuldade com a dissertação.

Os dois não apostam em temas para a redação, mas acreditam que possa cair algo abstrato, diferentemente do ano passado, quando foi proposto que os candidatos elaborassem um texto sobre consumismo. 

Confiança

Já Felipe Muniz, 18, veio do Rio de Janeiro para prestar a segunda fase da Fuvest 2014. Ele já havia prestado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e a Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), onde acredita ter ficado em quarto lugar no curso de economia -- o resultado oficial será divulgado no dia 27 de janeiro. Na Fuvest, ele quer o curso de engenharia naval.

"Eu estudei no colégio Cruzeiro, e basicamente foi com ele que fiz minha preparação para a prova", conta. Ele afirma ainda que costuma ir bem nas provas de humanas, como geografia e história, mas português é seu ponto franco. Apesar disso, ele veio confiante. "Não estou com medo da redação, vim tranquilo para a prova". 

Candidato ao curso de relações internacionais, Renan Felip, 18, se preparou durante um ano fazendo simulados e provas anteriores no cursinho. Para ele, o dia de hoje deve estar mais fácil do que a primeira fase da Fuvest. "Essa primeira etapa foi muito difícil, acho que vai estar melhor agora. Espero que caia na redação algo sobre a espionagem dos Estados Unidos", diz.

Mônica Tamura, 20, que pretende cursar engenharia agronômica, acredita que a redação abordará problemas sociais ou fará relação com os protestos que aconteceram nos meses de junho e julho de 2013. 

USP

  • USP despenca em ranking global de universidades

  • Tony Ramos estudou na USP; confira outros ex-alunos famosos

    Tony Ramos estudou na USP; confira outros ex-alunos famosos

  • Wanezza Soares/UOL

    "Resolvi não envelhecer burro", diz porteiro de 54 anos que presta Fuvest

Resultados e matrículas

A primeira chamada será publicada no dia 1º de fevereiro de 2014. Entre os dias 4 e 5 do mesmo mês acontece a matrícula não presencial, via internet. A segunda chamada será publicada em 7 de fevereiro, com matrícula não presencial nos dias 8 e 9 do mesmo mês. Já a terceira chamada está prevista para 11 de fevereiro. 

A matrícula presencial das três primeiras chamadas será realizada nos dias 12 e 13 de fevereiro e exigirá o comparecimento do candidato ou de seu procurador legalmente constituído para assinatura de lista de matrícula e entrega dos documentos no serviço de graduação da unidade (escola, faculdade ou instituto) responsável pelo curso para o qual o estudante foi convocado. 

A divulgação da quarta chamada será no dia 19 de fevereiro, com matrícula presencial no dia 21 do mesmo mês. A quinta chamada acontece em 25 de fevereiro e a matrícula ocorre em 26 e 27 do mesmo mês. 

Nos dias 26 e 27 de fevereiro todos os candidatos matriculados em primeira, segunda, terceira e quarta chamadas deverão confirmar a matrícula. 

Reescolha 

A partir do dia 5 de março começa o processo de reescolha, com a divulgação das vagas não preenchidas e das condições para mudar de curso. Já nos dias 5 e 6 os candidatos podem optar pela reescolha do curso, via internet. 

Confira no manual do candidato as outras datas do processo de reescolha.