Topo

Fuvest 2014: candidatos acham tema da redação "surpreendente" e "fácil"

Lucas Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

05/01/2014 18h02

Os candidatos ouvidos pelo UOL no prédio de engenharia civil no campus da USP (Universidade de São Paulo) acharam o primeiro dia de provas da segunda fase da Fuvest 2014 fácil. Neste domingo (5), eles responderam dez questões discursivas de português e elaboraram uma redação.

Para quem se preparou esperando mais um tema abstrato -- como tem acontecido --, a proposta da dissertação quebrou a expectativa. A Fuvest (Fundação Universitária para o Vestbular) pediu aos estudantes que fizessem um texto sobre a situação da população idosa.

A Fuvest seleciona para 11.057 na USP e 100 no curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo.

"Eu achei o tema bem surpreendente, porque eu esperava algo mais relacionado com as manifestações que aconteceram em junho, ou sobre a Copa, não um tema tão explorado como esse", afirma Mariana Gomes, 20, candidata de ciências da computação.

A estudante já faz oceanografia na USP, mas pretende mudar de curso. Para ela, no ano em que havia feito o vestibular pela primeira vez a prova estava mais difícil. 

Assim como Mariana, Edmarcos de Souza, 25, não esperava por essa proposta. "Foi fora do esperado, mas eu gostei. Deu para desenvolver bastante a redação, porque apesar de querer sistemas de informação, é algo que eu gosto bastante", disse.

Literatura

Segundo os alunos, "Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, "Til", de José de Alencar, "Sentimento do mundo", de Carlos Drummond de Andrade, e "A cidade e as serras", de Eça de Queiroz, foram obras cobradas em quatro questões do exame deste domingo (5).

Candidato de física, Emanuel Lima, 21, lembra que foi cobrada ainda a reescrita de várias partes de textos. Já na redação, o estudante acha que se saiu bem. "Achei relativamente fácil, caiu algo que já estamos familiarizados, embora não tenha caído em outros vestibulares recentes", afirma.

Lisa Werebe, de 18 anos, também gostou do tema. "Eu achei a prova interessante e bem inteligente. Foi muito bom ter escrito sobre idosos", comenta a candidata de letras. 

"Eu gostei muito da parte de literatura, achei bem tranquila para quem leu. Já gramática teve um teor mais elevado, mas estava fácil. Eu esperava algo mais difícil", analisa Karina Baradel, 17, que pretende cursar gestão de políticas públicas.