Topo

UFPR começa a aplicar a segunda fase do vestibular 2014 hoje

Do UOL, em São Paulo

01/12/2013 00h10

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) inicia neste domingo (1º) as provas da segunda fase do vestibular 2014. Como na primeira fase, o horário de início será às 14 horas.

Os candidatos deverão trazer os seguintes documentos e materiais para realizar as provas:

  • documento de identidade;
  • comprovante de ensalamento;
  • caneta esferográfica com tinta preta, escrita grossa;
  • lápis ou lapiseira e borracha.

Para as provas de Habilidade Específica para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design, o candidato deverá trazer o seguinte material: lápis ou
lapiseiras com grafites de diferentes graus de dureza (preferencialmente da série B), borracha, jogos de canetas/marcadores coloridos, jogo de lápis de cor, estilete
e/ou apontador e/ou lixa, esfuminho e/ou algodão (opcional). 

Na segunda fase, haverá uma prova comum a todos os candidatos no dia 1º de dezembro, a de compreensão e produção de textos, além de provas específicas diferenciadas por curso. Ela terá o valor de 60 pontos e será constituída de 5 questões discursivas de valor variável.

No dia 2, os candidatos farão as provas específicas. Para os estudantes de 29 cursos, não haverá essa etapa. 

As provas específicas de física, matemática, química, biologia, geografia, história, sociologia e filosofia terão 10 questões discursivas, valendo 4 pontos cada, totalizando-se 40 pontos. As provas de habilidade específica para os cursos de design e arquitetura e urbanismo terão formato próprio.

Ao todo, são oferecidas 4,5 mil vagas e outras 1.596 pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Dessas, 7,5% serão de inclusão racial, disponibilizadas para estudantes que possuam evidente fenótipo (aparência) que os caracterize como pertencentes ao grupo racial negro, e 7,5% de inclusão social , disponibilizadas para estudantes que tenham realizado o ensino fundamental e médio com aprovação exclusivamente em escola pública no Brasil.

CONFIRA O CALENDÁRIO DO VESTIBULAR 2014 DA UFPR

EventosDatas
Realização da segunda fase - prova de compreensão e produção de textos01/12
Realização da segunda fase - provas específicas02/12
Divulgação do resultado e edital da chamada geralAté 10/01/2014