Topo

UFRGS vai reservar 30% das vagas para o Sisu a partir de 2015

Do UOL, em São Paulo

22/11/2013 12h43

A UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) decidiu nesta sexta-feira (22) que irá reservar 30% das suas vagas para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que escolhe alunos para instituições públicas de ensino superior por meio da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Para isso, a universidade pretende adotar uma nota de corte. Só serão aprovados os estudantes que tirarem, no mínimo, 450 nas provas objetivas e 500 pontos na redação do exame.

O percentual restante continuará sendo ofertado pelo vestibular. Com a ação, os candidatos poderão concorrer duas vezes no mesmo ano, tanto pelo Sisu como pelo vestibular. Nesse ano, a UFRGS vai ofertar 5.461 vagas em 89 cursos de graduação.

Vestibular 2014

As provas do vestibular 2014 serão aplicadas em dias sucessivos, a partir do dia 5 de janeiro de 2014, com início às 8h30, nos locais e endereços indicados individualmente para cada candidato no documento de confirmação e local de provas, que estará disponível no site a partir de 11 de dezembro.

Os candidatos aos cursos de artes visuais (bacharelado e licenciatura), Música, Teatro e Teatro-Licenciatura deverão, adicionalmente, prestar prova de habilitação específica, que serão realizadas exclusivamente em Porto Alegre, no período de 4 a 8 de novembro.

A Universidade mantém a mesma reserva de vagas da política de ações afirmativas, em que 30% das vagas de cada curso são reservadas. Por elas, concorrem 18.193 candidatos nas quatro modalidades (Ra, Rb, Rc e Rd) de ingresso, para egressos do sistema público de ensino médio. São oferecidas 1690 vagas para cotistas.