Topo

Prova da Unesp teve questões longas e trabalhosas, avaliam professores

Cristiane Capuchinho

Do UOL, em São Paulo

17/11/2013 20h42

A prova da primeira fase do vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista) 2014 teve questões com enunciados longos na área de humanas e perguntas trabalhosas na área de ciências da natureza. No entanto, os professores ouvidos pelo UOL consideraram a prova bem feita e adequada para a seleção do vestibular.

"A prova inteira continha textos, gráficos e imagens, itens que exigiam boa interpretação do candidato. Tinha que ler com cuidado as alternativas. Em anos anteriores, as questões eram curtas, diretas", avaliou a professora Vera Lúcia Antunes, coordenadora do Curso e Colégio Objetivo.

A parte de linguagens era a que apresentava menor dificuldade, com cobrança mais focada em interpretação de texto. 

Os protestos de junho, a Coreia do Norte e terrorismos foram temas de atualidades cobrados pelo exame da Unesp.

Já as questões de ciências da natureza devem ter sido as que tomaram mais tempo dos candidatos. "As perguntas de física e química tinham enunciados elaborados e é onde os alunos devem ter tido mais problemas. Tinha que fazer muita conta", afirmou Luís Ricardo Arruda, coordenador geral do Anglo Vestibulares.

Em matemática, os alunos tiveram de enfrentar temas pouco usuais em exames de primeira fase, em que candidatos de exatas, biológicas e humanas fazem todos a mesma prova. Havia perguntas sobre inequação e equação matricial.

"Embora não fossem muito difíceis, esses assuntos assustam um pouco o aluno", brincou o coordenador do Etapa Marcelo Dias Carvalho.

Com 90 questões de múltipla escolha e textos longos, os candidatos tiveram que se resolver com o curto tempo (4h30) para fazer um bom exame. "A prova desafiou o aluno no quesito controle do tempo", resumiu Célio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante. 

Segunda fase

Mais de 99,4 mil candidatos estavam inscritos para o processo seletivo da Unesp neste ano, mas 9% dos alunos não compareceram aos locais de prova neste domingo (17).

Os 90.497 presentes concorrem a 7.259 vagas em 23 cidades do Estado de São Paulo. As carreiras mais concorridas são medicina, em Botucatu (216,4 candidatos por vaga); direito - matutino, em Franca (68,6); arquitetura e urbanismo, em Bauru (51,4); engenharia química, em Araraquara (50); engenharia civil, em Bauru (43,8); direito - noturno, em Franca (39,7) e psicologia - integral, em Bauru (34).

A lista com os convocados para a segunda fase será divulgada em 3 de dezembro. As provas da segunda fase devem ocorrer nos dias 15 e 16 de dezembro.  

CONFIRA O CALENDÁRIO DO VESTIBULAR 2014 DA UNESP

EventosDatas
Provas da primeira fase17/11
Resultado da primeira fase03/12
Provas da segunda fase15/12 e 16/12
Divulgação do Resultado Final27/01/2014