Topo

Uerj tem 10,49% de abstenção no 2º exame de qualificação do vestibular 2014

Gustavo Maia

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/09/2013 12h09

A Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) registrou 7.099 faltosos no segundo exame de qualificação do vestibular 2014, realizado neste domingo (8). A abstenção representa 10,49% do total de 67.702 inscritos. O primeiro exame da primeira fase do processo seletivo, realizado no dia 9 de junho, teve taxa menor, de 6,59% do total.

No ano passado, a estadual registrou abstenção de 9,85% no segundo exame - dos 66.951 inscritos, 6.592 não compareceram ao exame -, e de 7,21% na primeira.

O vestibular da Uerj permite que os candidatos optem por realizar apenas um dos exames ou fazer os dois na primeira fase. Apenas a melhor nota é considerada na qualificação para a segunda fase, que é discursiva. Em 2013, esta etapa acontece no dia 1º de dezembro. O vestibulando precisa acertar pelo menos 40% de um dos dois exames de qualificação.

Além da Uerj, o processo seletivo classifica candidatos para o Uezo (Centro Universitário Estadual da Zona Oeste) e para o curso de formação de oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II.

O exame deste domingo tem questões objetivas, de múltipla escolha, sobre o conteúdo das seguintes áreas: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências da natureza, matemática e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias. O gabarito oficial será divulgado ainda neste domingo, no site da universidade. A divulgação do resultado do 2º exame de qualificação está prevista para o dia 17 de setembro.

Iniciado às 9h, o exame tem duração máxima de quatro horas. A saída era permitida 30 minutos após o início. Os primeiros vestibulandos começaram a deixar o Pavilhão Reitor João Lyra Filho, no Maracanã, zona norte do Rio, principal local de prova do vestibular estadual, por volta das 10h.