Topo

Mesmo com atestado, candidato atrasado perde prova do vestibular da Uerj

Gustavo Maia

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/09/2013 09h40

Milhares de estudantes fazem, na manhã deste domingo (8), o segundo exame de qualificação do vestibular 2014 da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). A prova começou às 9h. O exame terá duração de quatro horas. Será permitida a saída 30 minutos após o início.

Apenas um candidato, que disse ter ido ao hospital na noite deste sábado (7) com infecção na garganta e febre, chegou atrasado no Pavilhão Reitor João Lyra Filho, no Maracanã, zona norte do Rio, principal local de prova do vestibular. Ele deu de cara com o portão fechado às 9h15.

O candidato atrasado, Guilherme Viana, 22 anos, trouxe um atestado comprovando que estava doente, mas não conseguiu nem conversar com representantes do vestibular e saiu cinco minutos depois de chegar. O jovem, que cursa engenharia de produção em uma faculdade privada, também não fez o primeiro exame de qualificação da Uerj. Ele pretendia cursar engenharia elétrica na estadual.

Para parte dos 67.702 inscritos nesta etapa, esta é a segunda chance de obter a nota necessária para se classificar para a segunda fase do processo seletivo, que acontece no dia 1º de dezembro. O candidato precisa acertar pelo menos 40% de um dos dois exames de qualificação para fazer o exame discursivo.

O teste é também a oportunidade de melhorar o resultado obtido no primeiro exame, realizado em junho. É o que pretende Lucas Mattos, 18 anos, que concluiu o ensino médio no ano passado. "Tirei conceito 'B' no primeiro exame. De lá pra cá, consegui estudar bastante e me preparar psicologicamente. Espero conseguir o 'A' desta vez", afirmou.

A estudante Camilla Ima, 19, não fez o primeiro exame, mas disse não estar nervosa, minutos antes de entrar no prédio para fazer a prova. "Estou me sentindo preparada. Estudei muito em casa, refiz questões antigas. Se ficar nervosa é pior. Pode bater um branco na hora de responder as questões", disse.

Entre os candidatos, também havia quem estivesse fazendo a prova apenas por experiência, como a estudante Mariana Fornaciari, 16. Aluna do 2º ano do ensino médio, ela estreou no vestibular da Uerj no primeiro exame e tirou o conceito "C" - os níveis variam de "A" a "E". "O nervosismo me atrapalhou muito da primeira vez. Agora eu já sei como lidar com o tempo de prova. Acho que vai ser mais tranquilo", avaliou a jovem, que pretende cursar jornalismo em 2015.

  • Marcos Pinto/UOL

    Brenda de Hollanda, 17, foi acompanhada da mãe Patrícia Hollanda e da avó Maria Hollanda, que aguardam do lado de fora

Espera

Do lado de fora do pavilhão, a mãe e a avó de uma candidata aguardavam sentadas em cadeiras de praia. Patrícia, 49, e Maria da Glória Hollanda, 82, já estão acostumadas a esperar pela vestibulanda Brenda, 16. "Viemos os dois dias do Enem, que ela fez por experiência, ano passado, e na primeira prova da Uerj, este ano. E a partir de agora estaremos em todas, públicas e privadas", afirmou a mãe da aluna.

Pais de Bárbara, 16, Carlos e Luciane Coelho, 61 e 49, respectivamente, também ficaram esperando a filha única resolver as questões do exame. Ela está fazendo por experiência. "Nós também estamos nos preparando. É um teste duplo", diz Carlos. "Mas esse aperto a gente só vai passar uma vez", ressalta Luciane.

O exame deste domingo tem questões objetivas, de múltipla escolha, sobre o conteúdo das seguintes áreas: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências da natureza, matemática e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias.

O gabarito oficial será divulgado ainda neste domingo, no site da universidade. A divulgação do resultado do 2º exame de qualificação está prevista para o dia 17 de setembro.