Topo

Em feira da USP, estudantes tiram dúvidas sobre carreiras e vestibular

Lucas Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

09/08/2013 11h52Atualizada em 09/08/2013 11h59

Até o sábado (10), a USP (Universidade de São Paulo) recebe alunos do ensino médio e pré-vestibulandos para tirar dúvidas sobre os cursos e decidirem sua futura carreira. A 7ª Feira de Profissões da USP, que começou ontem (8), é gratuita e reúne professores e estudantes de todos as faculdades da universidade para ajudar na orientação vocacional.

Os alunos têm a oportunidade de conversar com professores, funcionários e estudantes de todos os cursos de graduação da universidade sobre o vestibular, a instituição e o mercado de trabalho, além de poder obter informações sobre os programas de apoio à permanência estudantil.  

“Aqui estamos fazendo uma oficina que basicamente é uma reflexão da questão da escolha profissional e o levantamento de critérios, porque o jovem em geral, quando pensa em uma profissão, sempre associa com disciplinas”, afirma a coordenadora do Serviço de Orientação Profissional da USP, Maria da Conceição Uvaldo.

A estimativa é que 50 mil pessoas passem pela feira até amanhã. Os interessados podem se inscrever até hoje (9) pelo site

Pressão dos pais

Lucas Batista, 17, é aluno de uma escola estadual na zona oeste da capital paulista. “Estou em dúvida, porque gosto de várias áreas ao mesmo tempo”, conta. “Gosto de ciências sociais, economia, jornalismo e alguns cursos de exatas”, afirma o estudante do 3° ano do ensino médio. 

Lucas garante que não são inclinações baseadas no ‘achismo’ e que se identifica com características de cada uma delas. Por pressão da família, passou a conhecer um pouco mais o campo da engenharia.

“Quando se fala de engenharia, gosto de inventar coisas. Fiz um curso técnico nessa área já. Em jornalismo, de me comunicar; sociais, de saber como a sociedade se comporta e em economia, de vivenciar como funciona uma bolsa de valores.” 

Ele não é o único vestibulando que teve de lidar com a interferência de familiares na escolha da carreira. Jaqueline Alves, 17, afirma que sua mãe lhe disse para cursar medicina, mas a garota teria afirmado que não tem interesse. “Estou em dúvida entre direito e comércio exterior”, diz. 

Para ela, há pouco tempo para que os alunos analisem qual será a profissão que irão exercer, quem sabe, para o resto de suas vidas. “Já estou no terceiro colegial, as aulas estão acabando e temos que escolher logo a nossa faculdade, por mais que seja difícil”.

Medicina

A polêmica da medida que aumentava em dois anos o curso de medicina, que foi abandonada pelo MEC (Ministério da Educação), pode ter influência na decisão dos estudantes.

Fernanda Souit, 18, estudante do terceiro ano do ensino médio, deve escolher entre o curso e engenharia, mas se diz ‘nervosa’ com a indefinição. “O curso está ficando cada vez mais concorrido e estão querendo aumentar os anos. Fica confuso, porque a gente faz um planejamento desde o começo”, diz. 

Já Francielle Oliveira, 15, de Americana (SP), afirma que não se importa em relação a quanto será o tempo de estudo em medicina. Sua dúvida é em relação à carreira de psicologia. “Gosto dos dois por ajudar as pessoas. Tenho tias e várias pessoas da família trabalhando como médicos, então admiro e acho muito legal”.

7ª Feira de Profissões da USP
Quando: até 10 de agosto, das 9h às 17h
Quanto: Gratuito, inscrições podem ser feitas até hoje pelo site
Onde: Cepeusp (R. Prof. Rubião Meira, nº 61, Cidade Universitária, São Paulo)
Mais informações: http://prceu.usp.br/uspprofissoes/