Topo

Etecs realizam neste domingo prova do vestibulinho 2013 de inverno

Do UOL, em São Paulo

16/06/2013 00h01Atualizada em 16/06/2013 15h23

As Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) realizam neste domingo (16) a prova para o vestibulinho 2013 de inverno. O exame terá 4 horas de duração. Os portões serão abertos às 12h30 e fechados às 13h30. Após o fechamento, não será permitida a entrada de nenhum candidato.

Os estudantes deverão levar no dia do exame:

  • caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha e régua.

Original de um dos seguintes documentos de identidade:

  • documento de identidade expedido pelas Secretarias de Segurança Pública (RG), pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar;
  • cédula de identidade de estrangeiros (RNE) dentro da validade;
  • carteira nacional de habilitação dentro da validade com foto (CNH - modelo novo);
  • documento expedido por Ordens ou Conselhos Profissionais que, por lei federal, valem como documento de identidade em todo o país (exemplo: OAB, COREN, CREA e outros);
  • carteira de trabalho e previdência social (CTPS);
  • passaporte brasileiro dentro da validade.

O curso de enfermagem é o mais concorrido. Ao todo, 690 inscritos vão disputar as 60 vagas oferecidas no período da manhã – relação de 11,50 candidatos por vaga.

O vestibulinho para o próximo semestre vai oferecer 86 cursos técnicos. Desse total, dois são inéditos: arte dramática na Etec de Artes, em São Paulo; e recursos humanos na EE Capitão Getúlio Lima, do município de Sales Oliveira.

Ao todo, são oferecidas 58.414 vagas, das quais 49.190 para as 206 Etecs e 61 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec). Outras 2.546 são destinadas para a modalidade semipresencial por meio do telecurso TEC.

Pelo convênio firmado entre o Centro Paula Souza, serão oferecidas 7.824 vagas para cursos técnicos em 107 escolas estaduais de 70 municípios paulistas e 1.400 vagas em 22 CEUs (Centros Educacionais Unificados) da cidade de São Paulo. As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs.

Pontuação acrescida

O Sistema de Pontuação Acrescida do vestibulinho das Etecs concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. O candidato pode somar os dois bônus e obter um acréscimo de 13%.

O candidato que se enquadre nesses quesitos precisa fazer uma autodeclaração no momento da inscrição e informar se cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do ensino fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série.

A primeira chamada está prevista para o dia 16 de julho 2013, com matrícula no dia 17.