Topo

Uerj tem mais de 5,5 mil faltosos; número representa 6,59% do total

Gustavo Maia

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/06/2013 11h43

O primeiro exame de qualificação do vestibular da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) para 2014, realizado na manhã deste domingo (9), registrou 5.548 faltosos. O número representa 6,59% do total de 84.185 inscritos. Na mesma fase do ano passado, a taxa de abstenção foi de 7,21%.

Segundo Elizabete Matar, coordenadora do programa de relacionamento com o ensino médio da Uerj, até as 11h nenhum candidato havia sido desclassificado. A avaliação se encerra às 13h.

A outra prova da primeira fase, o segundo exame de qualificação, acontecerá no dia 8 de setembro. Os candidatos podem optar por realizar apenas um dos exames ou fazer os dois. Apenas a melhor nota será considerada.

Além da Uerj, o processo seletivo classifica candidatos para o Uezo (Centro Universitário Estadual da Zona Oeste) e para o curso de formação de oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II.

O exame deste domingo teve questões objetivas, de múltipla escolha, sobre o conteúdo das seguintes áreas: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências da natureza, matemática e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias.

O gabarito oficial será divulgado ainda neste domingo, no site da universidade. A divulgação do resultado do primeiro exame de qualificação está prevista para o dia 18 de junho.

As inscrições para o segundo exame de qualificação abrem no dia 2 de julho e se encerram no dia 24 do mesmo mês. O prazo para o pedido de isenção se encerrou na última sexta-feira (7). O resultado dos isentos deve ser divulgado no dia 2 de julho no site da Uerj. Não é necessário escolher instituição ou curso nesta fase.

O candidato precisa acertar pelo menos 40% de um dos dois exames de qualificação para se classificar para o exame discursivo, segunda fase do processo seletivo, ainda sem data definida.