Topo

UFPA vai adotar Enem como único processo seletivo a partir de 2014

Do UOL, em São Paulo

04/06/2013 10h45Atualizada em 04/06/2013 10h52

A UFPA (Universidade Federal do Pará) irá adotar, a partir de 2014, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como único processo seletivo, não havendo mais outra etapa, como ocorria nos anos anteriores.

Além disso, a decisão tomada pelo Consepe (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão) na última segunda-feira (3) determinou que uma parcela do número total de vagas da instituição será destinada ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

De acordo com a deliberação do conselho, essa porcentagem foi firmada em até 20%. A instituição afirma que o argumento para a adoção do Enem como única etapa teve motivação orçamentária.

O que é o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 com o objetivo de diagnosticar a qualidade do ensino médio no país. Em 2009, o exame ganhou uma nova função: selecionar ingressantes nos cursos superiores de faculdades e universidades federais.

O exame pode ser utilizado como único critério de seleção ou ainda como parte da nota final da primeira fase do vestibular de algumas instituições e para preencher vagas remanescentes.