Topo

UFPB decide pôr fim a processo seletivo e aderir ao Sisu

Do UOL, em São Paulo

14/05/2013 10h30

A UFPB (Universidade Federal da Paraíba) decidiu acabar com seu processo seletivo e aderir 100% ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada) a partir do próximo ano para os candidatos aos mais de 100 cursos de graduação.

A decisão foi tomada pelo Consepe (Conselho Superior de Ensino e Pesquisa e Extensão da UFPB) na tarde da última segunda-feira (13).

O estudante agora terá, obrigatoriamente, que se submeter ao Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) e posteriormente se inscrever no Sisu para poder concorrer a uma vaga nos cursos presenciais da universidade.

Para concorrer às vagas do EAD (Ensino a Distância) os candidatos serão selecionados diretamente pela nota do Enem sem precisar passar pelo Sisu.

As inscrições para o Enem foram abertas às 10h de ontem e podem ser feitas no site www.sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem. O cadastro pode ser realizado até as 23h59 de 27 de maio. 

O que é o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 com o objetivo de diagnosticar a qualidade do ensino médio no país. Em 2009, o exame ganhou uma nova função: selecionar ingressantes nos cursos superiores de faculdades e universidades federais.

O exame pode ser utilizado como único critério de seleção ou ainda como parte da nota final da primeira fase do vestibular de algumas instituições e para preencher vagas remanescentes.