Presença de alunos de escola pública na USP aumenta pouco em 2013
O número de alunos de escola pública a ingressarem na USP (Universidade de São Paulo) aumentou de 28%, em 2012, para 28,5% dos matriculados em 2013. O crescimento é pequeno frente ao aumento do percentual de egressos da escola pública a se inscreverem na Fuvest (vestibular para a USP) no mesmo período -- o índice passou de 33,8% em 2012 para 35,3% em 2013.
Os números foram apresentados pela Pró-Reitoria de Graduação da universidade na manhã desta segunda-feira. "Não estou satisfeita. Eu queria as ascendentes em todos os dados", afirmou Telma Zorn, pró-reitora de Graduação da USP.
Para melhorar os resultados, a universidade estuda aumentar o bônus oferecido a alunos de escola pública em seu vestibular. "É possível aumentar o bônus do Inclusp sem prejudicar a qualidade do aluno. Temos um vestibular muito competitivo", afirmou.
Em 2012, o percentual de estudantes da educação básica na rede pública do Estado de São Paulo era de 80%, segundo o Censo da Educação Básica.
Estímulo ao estudante
Para o vestibular de 2013, o estudante que fez ensino médio na escola pública poderia obter bônus de até 8% dos pontos feitos nas provas da Fuvest. A proposta permitiria ampliar o teto para 10% ou até diferenciar o benefício conforme a carreira escolhida pelo estudante.
Outra forma de estimular o ingresso de estudantes de escola pública é criar uma pontuação para alunos que participaram de olimpíadas, como as de Física. "Seria uma forma de encontrar talentos", explicou Zorn.
Veja como são Inclusp e Pasusp hoje
Inclusp | Pasusp |
Para alunos que cursaram todo o ensino médio em escola pública | Para alunos que cursaram o ensino fundamental e o ensino médio em escola pública |
O aluno já pode ter terminado o ensino médio | O aluno precisa estar cursando o ensino médio e realizar as provas no 2º e no 3º ano |
Concede bônus de até 8% para o vestibulando | Concede bônus de até 15% para o vestibulando (até 5% no 2º ano e até 10% no 3º ano) |
- Fonte: Pró-reitoria de Graduação da USP
Pimesp
Em relação à proposta do governo do Estado que pretende aumentar o número de alunos negros e de escolas públicas nas universidades paulistas, o Pimesp (Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Público Paulista), a pró-reitora afirma que as discussões centrais devem começar agora.
O projeto tem ser aprovado até final de junho para entrar no próximo vestibular. "Se não der para 2014, vai para 2015".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.