Topo

Alunos da Uerj recolhem lixo em praia de Copacabana durante trote ecológico

Tânia Rêgo/ABr
Imagem: Tânia Rêgo/ABr

Da Agência Brasil, no Rio de Janeiro

12/04/2013 13h58

Cerca de 40 novos alunos do curso de oceanografia da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) promoveram nesta sexta-feira (12) um mutirão de limpeza chamado Trote Ecológico, na praia de Copacabana, zona sul da capital fluminense.

 

A ação, que ocorre há 15 anos, tem como principal objetivo alertar a população para que não suje as praias, além de substituir o trote violento e contribuir para a formação do aluno como profissional.

 

Os estudantes percorreram a praia recolhendo resíduos, distribuindo panfletos educativos e sacos de lixo aos banhistas. O lixo foi separado por tipo e removido pela Comlurb (Companhia Estadual de Limpeza Urbana). Eles também montaram uma tenda na praia, onde estenderam uma faixa sobre a campanha.

 

  • Tânia Rego/ABr

    O trote ecológico é realizado há 15 anos

De acordo com o professor de hidrografia da Uerj, Hélio Villena, coordenador do Trote Ecológico, a intenção é fazer com que desde cedo os estudantes tenham responsabilidade social e ambiental.

 

"Os alunos têm que ter esse papel de conscientização, ao mesmo tempo em que eles se divertem. É um trabalho de esclarecimento, trata-se de uma confraternização com ação social e esperamos que seja útil para todos", disse Villena.

 

A atividade faz parte do Programa de Extensão Mentalidade Marítima, vinculado à Sub-Reitoria de Extensão e Cultura da Uerj.