Topo

Primeira fase da Unesp tinha combinação lógica de respostas; fundação nega intenção

Do UOL, em São Paulo

20/11/2012 11h42

Os gabaritos das provas da primeira fase da Unesp (Universidade Estadual Paulista), realizada no último domingo (18), apresentam uma curiosa coincidência. A cada cinco questões do gabarito, uma resposta A, uma B, uma C, uma D e uma E apareciam, sem repetição de alternativa. No entanto, a ordem das letras mudava a cada bloco em diferentes combinações.

A combinação de cinco alternativas diferentes sem repetição apareceu nas quatro versões de prova com 90 questões de múltipla escolha cada. Confira os gabaritos aqui. Perguntada sobre a disposição de respostas no gabarito, a Fundação Vunesp, responsável pelo processo seletivo, nega intenção na ordem das respostas e diz que não havia sequência lógica.

"Provas e gabaritos foram montados pelo computador na hora de impressão. O candidato não tinha a informação, na hora da prova, de qual versão ele estava fazendo. Nenhum técnico da Vunesp, das áreas de avaliação ou diagramação da prova, ou mesmo o próprio elaborador de um determinado item teve acesso previamente ao gabarito", afirmou a Vunesp por meio de sua assessoria.

 

Vestibular

Mais de 86 mil candidatos fizeram a prova da primeira fase do vestibular 2013 da Unesp no último domingo. A abstenção do vestibular foi de 8,7%. A lista com os convocados para a segunda fase será divulgada em 4 de dezembro.

Nos dias 16 e 17 de dezembro acontecem as provas de conhecimentos específicos e redação, da segunda fase do vestibular. A lista geral de classificação está prevista para o dia 29 de janeiro de 2013. A primeira chamada será divulgada dia 14 de fevereiro, com matrícula nos dias 18 e 19 do mesmo mês.

Concorrência

O curso mais concorrido é medicina, em Botucatu, com 185,3 c/v. Em segundo lugar aparece o curso de direito, diurno, em Franca, com 63,6 candidatos por vaga. Em seguida engenharia química, em Araraquara, e arquitetura e urbanismo, em Bauru, com 57,8 e 48,4 c/v, respectivamente.