Topo

Unicamp divulga expectativa da banca de redação da 1ª fase do vestibular 2013

Do UOL, em São Paulo

14/11/2012 18h49Atualizada em 14/11/2012 18h54

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) divulgou nesta quarta-feira (14) a expectativa da banca de redação da primeira fase do vestibular 2013, realizada no último domingo (11). Confira abaixo o que era esperado na elaboração dos dois textos:

 

O exame teve abstenção de 7,64%, o que significa que dos 67.408 inscritos, 5.148 não compareceram para fazer a prova. O resultado da primeira fase e os locais de prova da segunda fase serão publicados no dia 21 de dezembro, também na página da Comvest.

Primeira fase mais fácil

A primeira fase da Unicamp foi considerada de nível médio para fácil,segundo professores ouvidos pelo UOL. Em algumas disciplinas as questões estavam mais fáceis do que no ano passado, o que pode fazer com que a nota de corte aumente para as carreiras mais concorridas.

Foram relatados problemas em duas questões. Segundo o coordenador pedagógico do Etapa, Marcelo Dias Carvalho, a questão 20, de biologia (caderno Q e Z), não tem alternativa correta e deve ser anulada. Para o professor, a alternativa C, que é a mais próxima da correta, também está errada, pois o pinheiro e o jequitibá têm sementes e pela resposta essa seria uma característica que diferenciava as espécies.

Já Luís Ricardo Arruda, coordenador geral do Anglo Vestibulares, afirma que na questão 44, de matemática (caderno Q e Z), as respostas A e C devem ser consideradas corretas. Os professores do Curso e Colégio Objetivo também concordam que as duas respostas devem ser consideradas.

Segunda fase

Na segunda fase, que será realizada nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2013, todas as provas serão discursivas, sendo:

  • 1º dia – prova de língua portuguesa e de literaturas da língua portuguesa e prova de matemática;
  • 2º dia – prova de ciências humanas e artes e prova de língua inglesa;
  • 3º dia – prova de ciências da natureza.

 

Novidades

No vestibular do ano passado, os candidatos deveriam redigir três textos na prova de redação. Esse ano houve alterações, e os candidatos deverão produzir apenas dois textos de gêneros distintos e de execução obrigatória na prova de redação.

Além disso, foram criados quatro novos cursos de graduação: engenharia de telecomunicações (50 vagas em período integral), sistemas de informação (45 vagas, integral), engenharia ambiental (60 vagas, período noturno) - oferecidos na FT (Faculdade de Tecnologia) de Limeira; e engenharia física (15 vagas, período integral), no campus de Campinas, em Barão Geraldo.

O número de convocados para a segunda fase, de cada curso, passa de oito para, no máximo, seis vezes o número de vagas oferecidas, considerando os candidatos que optaram primeira opção de curso.

As provas não serão mais aplicadas nas cidades de Curitiba e Rio de Janeiro.

As provas de habilidades específicas serão realizadas em janeiro de 2013, entre os dias 21 e 24, em Campinas. Outras informações podem ser obtidas no site da Comvest.