Topo

"Redução do volume e ondulação em uma só sessão"

Atualizada em 2 de julho de 2009

Redução do volume e ondulação em uma só sessão

Fui cortar os cabelos esses dias - ou aparar a cabeleira, como a gramática preceitua - e vi afixado ao espelho à minha frente um cartaz com a frase apresentada:

  • Redução do volume e ondulação em uma só sessão.

    Sem entender bem o que significava aquilo, perguntei ao meu cabeleireiro de que se tratava, e ele me explicou que se trata de um processo novo que reduz o volume dos cabelos e deixa-os mais lisos ao mesmo tempo.

    Explicado pelo cabeleireiro, entendi a frase. Porém, não é bem isso que ela diz. Lá está escrito que o processo realiza duas ações:

    1) reduz o volume dos cabelos;
    2) ondula os cabelos.

    Por isso fiquei intrigado. Explico-lhe:

    A frase apresenta dois substantivos indicadores de ação: redução - a ação de reduzir - e ondulação - a ação de ondular.

    O substantivo volume liga-se ao substantivo redução por meio da preposição de, que indica ser o substantivo volume elemento que sofre a ação de reduzir, ou seja, o volume dos cabelos é reduzido.

    A conjunção e, que soma elementos, liga a expressão redução do volume ao substantivo ondulação, formando, assim, um termo composto: redução e ondulação. Por isso o significado da frase construída com apenas uma preposição de é reduz o volume e ondula os cabelos.

    Para se conseguir o significado pretendido, há de se acrescentar outra preposição de antes do substantivo ondulação: Redução do volume e da ondulação.

    Agora sim a frase ficou compreensível, de acordo com a intenção do autor. Lá eles têm um processo que realiza uma ação - a de reduzir duas coisas ao mesmo tempo, o volume e a ondulação dos cabelos.

    A frase, então, deveria ser assim estruturada:

    Redução do volume e da ondulação em uma só sessão.