Topo

"Pedida a prisão de petista e empresário"

Atualizada em 2 de julho de 2009

"Pedida a prisão de petista e empresário."

Essa foi uma das manchetes em um grande jornal brasileiro de 21 de junho de 2002. À primeira vista, nada parece estar inadequado, porém, analisando mais profundamente, constatamos um problema denominado de paralelismo, que consiste em criar uma sequência de frases com estrutura gramatical idêntica.

A reportagem refere-se a dois elementos: ao secretário de Serviços Municipais de Santo André da época, Klinger Luiz de Oliveira Souza, o "petista", e a Sérgio Gomes da Silva, o "empresário". Ambos foram acusados de extorquir dinheiro de empresários da cidade. A inadequação da frase é o uso da preposição "de" apenas diante de "petista" enquanto deveria também ser usada antes de "empresário". Vejamos por quê:

A palavra "e", presente ao texto, é denominada conjunção coordenativa aditiva. "Coordenativa", pois indica coordenação. Coordenação é um processo de encadeamento de elementos com valores sintáticos idênticos. Os elementos coordenados devem, portanto, apresentar estrutura gramatical idêntica, ou seja, entre elementos coordenados deve haver paralelismo ou simetria de construção.

Quando a conjunção "e" ligar núcleos que se referem ao mesmo elemento, não haverá encadeamento de elementos com valores sintáticos idênticos, por isso não haverá necessidade de se repetir artigo ou preposição diante deles.

Por exemplo: "O petista e empresário Eduardo Suplicy é pai de Supla, conhecido roqueiro brasileiro". Nessa frase os substantivos "petista" e "empresário" referem-se ao mesmo elemento (Eduardo Suplicy), por isso houve a colocação do artigo "o" apenas antes do primeiro termo.

Já no exemplo "O petista Lula e o empresário José Anibal terão uma reunião amanhã", os substantivos "petista" e "empresário" referem-se a elementos diferentes com valores sintáticos idênticos. Ocorreu, então, o paralelismo sintático, portanto o artigo "o" tem de ser colocado antes de ambos os elementos, mesmo que os nomes próprios não apareçam escritos na oração: "O petista e o empresário terão uma reunião amanhã".

Quando o encadeamento de elementos com valores sintáticos idênticos for regido por preposição, esta deverá anteceder todos os elementos, e não somente o primeiro deles. A frase apresentada refere-se a dois elementos: ao Secretário de Serviços Municipais de Santo André, Klinger Luiz de Oliveira Souza, o "petista", e a Sérgio Gomes da Silva, o "empresário".

Ambos foram acusados de extorquir dinheiro de empresários da cidade. Na frase, os dois elementos são regidos pelo substantivo "prisão", que exige a preposição "de". Esta preposição, então, deve anteceder ambos os elementos, ficando a frase assim estruturada:

"Pedida a prisão de petista e de empresário."