Topo

"Os bons livros entretêem as crianças"

Atualizada em 04/02/2015, às 14h59

Por Dílson Catarino*:

Os bons livros entretêem as crianças.

Essa frase consta de um fôlder de propaganda de uma livraria de minha cidade. A intenção é boa, mas a falha gramatical desensina os que leem a frase. Mas, será que todos veem a inadequação?

Certamente não, já que poucos estudam nosso idioma com a intenção de aprender de fato; os demais creem que a frase esteja adequada ao padrão culto, uma vez que a comunicação foi eficaz, ou seja, quem ler o fôlder, entende a mensagem.

Os interessados em falar adequadamente, porém, devem saber que só se duplica o "e" na terceira pessoa do plural (eles) do presente do indicativo (Todos os dias...) dos verbos crer, ler e ver e na terceira pessoa do plural do presente do subjuntivo (espero que...) do verbo dar e dos derivados desses quatro verbos: descrer, reler, antever, desdar.

As formas verbais, porém, não são mais acentuadas. Por exemplo:

  • Vocês creem em mim?
  • Eles leem poucos livros.
  • Eles se veem todos os sábados.
  • Espero que vocês se deem bem na vida.

Já na conjugação dos verbos "ter" e "vir" e seus derivados não ocorre tal duplicação. Na terceira pessoa do plural do presente do indicativo dos verbos ter e vir, coloca-se acento circunflexo sobre o "e":

  • Eles têm; eles vêm. Isso ocorre para diferençar o singular do plural: Ele tem; ele vem.

Os derivados de "ter" e de "vir", além de terem o acento circunflexo no plural, têm acento agudo no singular, em virtude de formarem uma palavra oxítona terminada em "em" (Todas as palavras terminadas em "em" cuja última sílaba seja mais forte que as demais recebem acento agudo no "em": "armazém", "neném", "também", "amém").

Mas, como saber se um verbo é derivado de ter ou de vir? Simples: conjugue-o na primeira pessoa do singular (eu) do presente do indicativo; se esta estrutura verbal for terminada em "tenho", o verbo será derivado de ter; se for terminada em "venho", será derivado de vir. Por exemplo:

  • Eu retenho - ele retém - eles retêm.
  • Eu mantenho - ele mantém - eles mantêm.
  • Eu obtenho - ele obtém - eles obtêm.

A frase apresentada contém o verbo "entreter", derivado de "ter", já que "eu entretenho". Ela deveria, então, ser assim reescrita:

Os bons livros entretêm as crianças.

*Professor de gramática da língua portuguesa, literatura e redação, desde 1980.