Topo

"O consumo moderado de álcool, manter um peso adequado..."

Atualizada em 2 de junho de 2009

Segundo o "Dicionário Aurélio - Século XXI", paralelismo é "a estruturação semelhante de orações ou sintagmas em sequência", e sintagma é "o resultado da combinação de um determinante e de um determinado numa unidade linguística hierarquicamente mais alta, que pode ser uma palavra (p. ex.: vanglória, em que vã é determinante de glória), um constituinte de oração (p. ex.: As crianças pequenas choram, em que os adjuntos adnominais as e pequenas são determinantes de crianças), ou uma oração (p. ex.: O aluno aprendeu a lição, em que o predicado [aprendeu a lição] é determinante do sujeito [O aluno]).

Partindo dessas definições, chega-se à conclusão de que as frases de um texto bem estruturado têm de respeitar o paralelismo, ou seja, têm de ser estruturadas de tal maneira que as orações e seus termos sejam semelhantes, por isso, ao utilizar-se de elementos coordenados (elementos que exercem a mesma função sintática), eles devem pertencer à mesma classe gramatical.

Vejamos, como exemplo de paralelismo inadequado, trecho de um artigo jornalístico:

O consumo moderado de álcool, a abstinência de tabaco, a estabilidade de parceiros, o exercício físico, manter um peso adequado, ter uma atitude positiva diante dos problemas e atingir um bom nível de estudos são os sete fatores que predizem um envelhecimento saudável.

Qual o sujeito do verbo "ser" no texto acima? Descobre-se, perguntando:

  • Quais são os sete fatores que predizem um envelhecimento saudável?
     
  • Resposta: O consumo moderado de álcool, a abstinência de tabaco, a estabilidade de parceiros, o exercício físico, manter um peso adequado, ter uma atitude positiva diante dos problemas e atingir um bom nível de estudos.

    Observe que os elementos coordenados desse sujeito são quatro substantivos (consumo, abstinência, estabilidade e exercício) e três verbos (manter, ter e atingir). Essa é a inadequação da frase. Esses elementos devem pertencer à mesma classe gramatical: todos devem ser substantivos ou verbos. Adequando o paralelismo da frase, teremos as seguintes possibilidades:

    O consumo moderado de álcool, a abstinência de tabaco, a estabilidade de parceiros, o exercício físico, a manutenção de um peso adequado, a posse de uma atitude positiva diante dos problemas e a obtenção de um bom nível de estudos são os sete fatores que predizem um envelhecimento saudável.

    Consumir moderadamente álcool, abster-se de tabaco, estabilizar-se com um parceiro, exercitar-se fisicamente, manter um peso adequado, ter uma atitude positiva diante dos problemas e atingir um bom nível de estudos são os sete fatores que predizem um envelhecimento saudável.