Topo

"Já foi apurado 73,45% das urnas"

Atualizada em 2 de junho de 2009

"Já foi apurado 73,45% das urnas"

Ouvi a frase "Já foi apurado 73,45% das urnas" de uma repórter de televisão durante a cobertura das eleições municipais de 2004. Facilmente se percebe o equívoco, não é mesmo? A inadequação é de concordância verbal, pois o verbo está conjugado na terceira pessoa do singular enquanto o seu sujeito está na terceira pessoa do plural.

Outro repórter disse uma frase parecida, efetivando a concordância de duas maneiras distintas em dois momentos distintos: ele disse "...foram apurados..." e "... foram apuradas..." . Qual é a adequada?

Vamos à explicação:

Para uma adequada concordância do verbo, deve-se procurar o seu sujeito. A pergunta que se faz para encontrar o sujeito é Que(m) é que ...............? , colocando-se nos "pontinhos" o verbo utilizado. A resposta para essa pergunta é exatamente o sujeito do verbo.

Na frase apresentada, perguntamos: Que é que já foi apurado? A resposta é "73,45% das urnas". Eis o sujeito, representado por número percentual acompanhado de substantivo preposicionado. Quando isso ocorrer, o verbo tanto poderá concordar com o número percentual (73,45) quanto com o substantivo preposicionado (urnas). A frase adequada aos padrões cultos da língua portuguesa poderia, então, ser estruturada de duas maneiras:

"Já foram apurados 73,45% das urnas."
"Já foram apuradas 73,45% das urnas."

Na primeira frase, o verbo concorda com o número; na segunda, com o substantivo "urnas".

Veja outros exemplos:

  • 43% da população votaram em Lula ou 43% da população votou em Lula.
  • 1% dos brasileiros optou pelo candidato José Maria ou 1% dos brasileiros optaram pelo candidato José Maria.

    Se o número percentual estiver acompanhado de elemento restritivo (artigo, pronome adjetivo...) ou de "mais de..., menos de..., perto de..." , a concordância se dará apenas com o número percentual. Veja estes exemplos:
     
  • Esses 43% da população provavelmente votarão novamente em Lula.
  • O 1% dos brasileiros simpatizantes de José Maria provavelmente é contra FHC.
  • Mais de 40% da população brasileira votaram em Lula.

    Essas são as regras. Há gramáticos que, para facilitar o uso do verbo nessas situações, pregam que a tendência é concordar somente com o substantivo, mesmo no caso dos restritivos.