Topo

"Foram nas filmagens de Titanic que Leonardo DiCaprio conquistou a fama"

Atualizada em 02/02/2015, às 16h23

Por Dílson Catarino*:

"Foram nas filmagens de Titanic que Leonardo DiCaprio conquistou a fama." 

Qual a inadequação gramatical ocorrida na frase apresentada?

A resposta é difícil de encontrar, pois há a necessidade de ter conhecimento profundo das regras gramaticais para chegar a ela. Vejamo-la, então:

A inadequação está na utilização do verbo "ser" no plural. O que ocorre é que existe, na Gramática da Língua Portuguesa, um elemento a que denominamos de "Partícula Expletiva" (também pode ser chamada de "Partícula de Realce") que, como o próprio nome indica, serve para realçar, enfatizar.

Essa partícula tanto pode ser a palavra "que" quanto a expressão "é que", que pode ter o verbo no presente (é), no passado (foi, era, fora) ou no futuro (será, seria), mas sempre na terceira pessoa do singular.

Ocorre a Partícula Expletiva quando o restante da frase não necessitar dela, ou seja, ela pode ser retirada da frase sem prejuízo para o significado do período.

Voltemos, então, à frase apresentada, retirando o verbo "ser" e a palavra "que" para testarmos a possibilidade de formarem a partícula expletiva: "Nas filmagens de Titanic Leonardo DiCaprio conquistou a fama". Perceba que não há a necessidade de se utilizarem os elementos retirados. Eles formam, portanto, uma partícula expletiva.

O verbo "ser", então, deve ficar na terceira pessoa do singular.

Veja outros exemplos:

  • Era deles que precisávamos. (Precisávamos dele)
  • Nós é que fizemos o trabalho. (Nós fizemos o trabalho)
  • Será nos dias frios de inverno que veremos quem tem bom coração. (Nos dias frios de inverno veremos quem tem bom coração)

A frase apresentada, então, deveria ser assim estruturada:

"Foi nas filmagens de Titanic que Leonardo DiCaprio conquistou a fama." 

*Professor de gramática da língua portuguesa, literatura e redação, desde 1980.