Topo

"Eu vou estar conversando para estar marcando..."

Atualizada em 02/02/2015, às 16h51

Por Dílson Catarino*:

"Eu vou estar conversando com o gerente à tarde para estar marcando com ele aquele encontro que nós temos que estar realizando na próxima semana."

Ai ai ai ai ai... Como é difícil ter que estar escutando (he he he) esse mais novo vício linguístico brasileiro: a utilização do verbo estar com outro verbo terminado em ndo, o gramaticalmente conhecido como gerúndio. É um uso inadequado, caro internauta. Evite essas frases. Em vez delas use o verbo principal, aquele que indica de fato a ação, no tempo desejado. Por exemplo, a frase apresentada, deveria ser assim estruturada:

"Eu conversarei com o gerente à tarde para marcar com ele aquele encontro que queremos realizar (ou teremos de realizar) na próxima semana."

Há contextos em que poderemos utilizar o verbo estar com gerúndio. Por exemplo, ao indicar uma ação que ocorra no exato momento da fala: "Eu estou escrevendo a coluna AGORA"; "Você está lendo estas palavras AGORA"; ou para indicar uma ação ocorrida no passado concomitantemente com outra: "Quando você me telefonou, eu estava estudando"; "Quando ela chegou, eu estava dormindo".

*Professor de gramática da língua portuguesa, literatura e redação, desde 1980.