Topo

"Ele foi perguntado sobre assuntos..."

Atualizada em 2 de junho de 2009

"Ele foi perguntado sobre assuntos que variaram de tarifa básica da telefonia, municipalização dos serviços de água e esgoto até a violência."

Esse texto constava da primeira página de um jornal. Tratava de uma entrevista com um dos candidatos a prefeito de Londrina no auditório da Acil. Há a utilização do verbo "perguntar" que parece estar inadequada, pois a primeira frase que vem à mente em relação a esse verbo é "quem pergunta, pergunta algo a alguém". Como, então, pode estar certo dizer "Ele foi perguntado sobre algo?" O certo não seria "A ele foi perguntado algo?" Vamos à explicação:

O verbo "perguntar" significa "fazer pergunta(s) a alguém, solicitar informação, indagar, inquirir, interrogar, investigar". Geralmente exige uma preposição (a, por ou sobre). Por exemplo: "Perguntou a ele o nome do pai"; "O gerente perguntou ao supervisor pelos funcionários faltosos"; "O professor perguntou sobre o livro lido".

O verbo "perguntar", porém, pode ser usado também sem preposição alguma, inclusive em relação à pessoa. Pode-se dizer, então, por exemplo, "Ele perguntou a razão de tanta preocupação", cujo significado é "Ele indagou a razão de tanta preocupação". Também se pode dizer, por exemplo, "O investigador perguntou todos os envolvidos no caso", cujo significado é "O investigador interrogou (investigou, fez perguntas a) todos os envolvidos no caso".

Muito bem. Quando o verbo não exigir preposição, como aconteceu nos dois últimos exemplos, é possível colocar o elemento que sofre a ação do verbo "perguntar" ("a razão" no primeiro exemplo e "todos os envolvidos" no segundo) como sujeito do verbo, ficando assim as frases: "A razão de tanta preocupação foi perguntada (indagada) por ele" e "Todos os envolvidos no caso foram perguntados (interrogados) pelo investigador".

Essa foi a regra respeitada pelo jornalista que escreveu o texto. Os presentes à entrevista fizeram perguntas ao candidato sobre diversos assuntos. Utilizando o verbo "perguntar" na frase, podem-se construir dois períodos: "Perguntaram o candidato sobre assuntos..." ou "O candidato foi perguntado sobre assuntos...". "Candidato", que é um substantivo, pode ser substituído por um pronome, assim ficando as frases: "Perguntaram-no sobre assuntos..." ou "Ele foi perguntado sobre assuntos...".

O jornalista que escreveu o texto prestou um grande serviço aos leitores, mostrando uma maneira adequada, porém de pouquíssimo uso, do verbo "perguntar".