Topo

"É preciso que seja definido um marco regulatório..."

Atualizada em 2 de junho de 2009

É preciso que seja definido um marco regulatório adequado e transparente. Isto é necessário para evitar muitos problemas.

Tenho certeza de que o leitor já enfrentou dificuldades ao escrever um texto com o uso dos pronomes demonstrativos. Deve-se escrever este, esse ou aquele? isto, isso ou aquilo? esta, essa ou aquela? Ó, dúvida cruel! Que fazer?

A solução poderia estar em um bom livro de gramática, porém poucos possuem um desses em casa, e quem o possui não tem paciência para realizar a pesquisa. É para isso que estamos aqui. Chega, então, de lenga-lenga, e vamos à teoria:

Usa-se esse, essa, isso para referência a elemento, frase ou oração anterior. Por exemplo:

  • O saneamento tem grande efeito sobre o bem-estar da população. Por isso, é inexplicável o fato de esse setor não se ter tornado prioridade do atual governo.
     
  • A crise de energia demonstrou que a introdução de um novo modelo nos setores de infra-estrutura envolve riscos. Isso não significa, porém, que o modelo privado seja inviável.

    Usa-se este, esta, isto para referência a elemento, frase ou oração posterior. Por exemplo:
     
  • Essas questões não são tão complexas quanto às de outros setores, como o de telecomunicações e o de energia, sendo este o mais importante de todos. (O pronome este refere-se ao elemento imediatamente anterior, ou seja, a setor de energia)
     
  • É preciso que o Executivo promova as reformas necessárias no saneamento básico, pois este é o problema mais grave de hoje. (O pronome este refere-se ao elemento imediatamente anterior, ou seja, a saneamento básico).

    Em uma enumeração de dois elementos, usa-se este, esta para referência ao segundo elemento e aquele, aquela para o primeiro. Por exemplo:
     
  • Essas questões não são tão complexas quanto às de outros setores, como o de energia e o de telecomunicações, sendo aquele mais importante do que este. (O pronome aquele refere-se ao primeiro elemento da enumeração, ou seja, a setor de energia; o pronome este refere-se ao segundo elemento da enumeração, ou seja, a setor de telecomunicações).
     
  • A privatização e a concorrência em substituição a um modelo estatal envolvem riscos, pois aquelas apresentam a incógnita da futura administração; este, a garantia do envolvimento da sociedade. (O pronome aquela refere-se aos primeiros elementos da enumeração, ou seja, a privatização e concorrência; o pronome este refere-se ao segundo elemento da enumeração, ou seja, a modelo estatal).

    Sabendo isso (e não isto), constatamos que a frase apresentada está inadequada gramaticalmente. Corrigindo-a, teremos:

    É preciso que seja definido um marco regulatório adequado e transparente. Isso é necessário para evitar muitos problemas.