Semana 9 Química

ITA 2009
Considere os átomos hipotéticos neutros V, X, Y e Z no estado gasoso. Quando tais átomos recebem um elétron cada um, as configurações eletrônicas no estado fundamental de seus respectivos ânions são dadas por:
V - (g): [gás nobre] ns2np6nd10(n + 1)s2 (n + 1)p6
X - (g): [gás nobre] ns2np6 Y - (g): [gás nobre] ns2np6nd10(n + 1)s2 (n + 1)p3
Z - (g): [gás nobre] ns2np3

Nas configurações acima [gás nobre] representa a configuração eletrônica de Linus Pauling para o mesmo gás nobre, e n é o número quântico principal para todos os ânions. Baseado nessas informações é CORRETO afirmar que

Fuvest 2004 - 1a fase
Cinco amigos resolveram usar a tabela periódica como tabuleiro para um jogo. Regras do jogo: Para todos os jogadores, sorteia-se o nome de um objeto, cujo constituinte principal é determinado elemento químico. Cada um joga quatro vezes um dado e, a cada jogada, move sua peça somente ao longo de um grupo ou de um período, de acordo com o número de pontos obtidos no dado. O início da contagem é pelo elemento de número atômico 1. Numa partida, o objeto sorteado foi "latinha de refrigerante" e os pontos obtidos com os dados foram: Ana (3, 2, 6, 5), Bruno (5, 4, 3, 5), Célia (2, 3, 5, 5), Décio (3, 1, 5, 1) e Elza (4, 6, 6, 1).


Assim, quem conseguiu alcançar o elemento procurado foi

Fuvest 2002 - 1a fase
Um astronauta foi capturado por habitantes de um planeta hostil e aprisonado numa cela, sem seu capacete espacial. Logo começou a sentir falta de ar. Ao mesmo tempo, notou um painel como o da figura em que cada quadrado era uma tecla.


Apertou duas delas, voltando a respirar bem. As teclas apertadas foram

Fuvest 2001 - 1a fase
Em seu livro de contos, O Sistema Periódico, o escritor italiano Primo Levi descreve características de elementos químicos e as relaciona a fatos de sua vida. Dois trechos desse livro são destacados a seguir:
I. "[Este metal] é mole como a cera...; reage com a água onde flutua (um metal que flutua), dançando freneticamente e produzindo hidrogênio."
II. "[Este outro] é um elemento singular: é o único capaz de ligar-se a si mesmo em longas cadeias estáveis, sem grande desperdício de energia, e para a vida sobre a Terra (a única que conhecemos até o momento) são necessárias exatamente as longas cadeias. Por isso, ...é o elemento-chave da substância viva."
O metal e o elemento referidos nos trechos I e II são, respectivamente,

Fuvest 2007 - 2a fase
Reescreva as seguintes equações químicas, utilizando estruturas de Lewis (fórmulas eletrônicas em que os elétrons de valência são representados por • ou x), tanto para os reagentes quanto para os produtos.

Resposta:

UOL Cursos Online

Todos os cursos