Semana 9 História Geral
UFU 2011
Observe a imagem e leia o texto abaixo.
Fonte da imagem:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/22/Da_Vinci_Vitruve_Luc_Viatour.jpg
[...] Podemos dizer sem exagero que no Renascimento a humanidade começou a se libertar das condições que lhe eram impostas pela natureza. O homem deixou de ser apenas uma parte da natureza. A natureza passou a ser algo que se podia usar e explorar. "Saber é poder", dizia o filósofo inglês Francis Bacon, sublinhando com isto a aplicação prática do conhecimento.
E isto era uma coisa nova.
(GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.)
Sobre o movimento renascentista, assinale a alternativa incorreta.
Fuvest 2011
Observe a imagem e leia o texto a seguir.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:The_Creation_of_Adam.jpg
Michelangelo começou cedo na arte de dissecar cadáveres. Tinha apenas 13 anos quando participou das primeiras sessões. A ligação do artista com a medicina foi reflexo da efervescência cultural e científica do Renascimento. A prática da dissecação, que se encontrava dormente havia 1.400 anos, foi retomada e exerceu influência decisiva sobre a arte que então se produzia.
(Clayton Levy, "Pesquisadores dissecam lição de anatomia de Michelangelo". Jornal da Unicamp, n. 256, junho de 2004
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/junho2004/ju256pag1.html. Acessado em 11/06/2010.)
a) Explique a relação, mencionada no texto, entre artes plásticas e dissecação de cadáveres, no contexto do Renascimento.
b) Identifique, na imagem acima, duas características da arte renascentista.
Resposta:
a) Influenciado pelas concepções gregas de humanismo e naturalismo, os renascentistas procuravam reproduzir e valorizar o homem. A dissecação de cadáveres - como mencionada no texto - permitiu maior conhecimento do corpo humano, favorecendo a riqueza de detalhes e fortalecendo o realismo.
b) A valorização do ser humano (antropocentrismo) e a adoção da perspectiva na pintura, associada a novidades como a noção de profundidade e a projeção de luz e sombra.
UERJ 2011
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Jan_van_Eyck_001.jpg
Sempre que se evoca o tema do Renascimento, a imagem que nos vem à mente é a dos grandes artistas e de suas obras mais famosas. Isso nos coloca a questão: por que razão o Renascimento implica esse destaque tão grande dado às artes visuais? De fato, as artes plásticas acabaram se convertendo num centro de convergência de todas as principais tendências da cultura renascentista. E mais do que isso, acabaram espelhando os impulsos mais marcantes do processo de evolução das relações sociais e mercantis.
NICOLAU SEVCENKO (Adaptado de O Renascimento. São Paulo: Atual; Campinas: Ed. Unicamp, 1984.)
As diversas manifestações da cultura renascentista na Europa ocidental, entre os séculos XIV e XVI, estiveram relacionadas à criação de novos valores e práticas sociais que se confrontaram com aqueles da sociedade medieval.
Cite aspectos da cultura renascentista que justifiquem a sua importância para o início dos Tempos Modernos.
Resposta:
Aspectos do Renascimento: valorização do indivíduo, abandono do teocentrismo, defesa dos ideais humanistas, defesa dos valores burgueses, valorização da liberdade individual, utilização da razão na explicação do mundo, visão mais natural e humanizada da religião.
O início da modernidade coincide com o período de expansão das atividades mercantis e de ascensão da classe burguesa. Os valores do renascimento expressam uma nova visão de mundo na qual a capacidade de criação e de ação humana se destaca.
UNICAMP - 2010
A partir do século IX, aumentou a circulação da ciência e da filosofia vindas de Bagdá, o centro da cultura islâmica, em direção ao reino muçulmano instalado no Sul da Espanha. No século XII, apesar das divisões políticas e das guerras entre cristãos e mouros que marcavam a península ibérica, essa corrente de conhecimento virou um rio caudaloso, criando uma base que, mais tarde, constituiria as fundações do Renascimento no mundo cristão. Foi dessa maneira que o Ocidente adquiriu o conhecimento dos antigos. No quadro pintado pelo italiano Rafael, A escola de Atenas (1509), o pintor daria a Averróis, sábio muçulmano da Andaluzia, um lugar de honra, logo atrás do grego Aristóteles, cuja obra Averróis havia comentado e divulgado.
(Adaptado de David Levering Lewis, God’s Crucible: Islam and the Making of Europe, 570-1215. New York: W. W. Norton, 2008, p. 368-69, 376-77.)
a) Identifique no texto dois aspectos da relação entre cristãos e muçulmanos na Europa medieval.
b) Relacione as características do Renascimento cultural europeu à redescoberta dos valores da Antiguidade clássica.
Resposta:
a) De acordo com o texto, pode-se considerar como aspectos da relação entre cristãos e muçulmanos na Idade Média, a transmissão conhecimentos da antiguidade clássica dos muçulmanos ao ocidente cristão e presença islâmica na península ibérica deu origem à guerra da Reconquista.
b) O Renascimento é assim chamado em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antiguidadeclássica durante a passagem da Idade Média para a Idade Moderna, destacando-se o racionalismo, o antropocentrismo, o individualismo e o naturalismo.
UFF - 2010
O mundo moderno está associado, na sua origem, à cultura renascentista. Invenções e descobertas só puderam ser realizadas porque os intelectuais renascentistas reuniram tradições clássicas ocidentais e orientais, a fim de dar novo sentido à ideia de HOMEM e NATUREZA.
Assinale a afirmativa que pode ser corretamente associada ao Renascimento.