Semana 9 Biologia

UFSCAR 2004
Os machos de abelha originam-se de óvulos não fecundados e são haplóides. As fêmeas resultam da fusão entre óvulos e espermatozóides, e são diplóides.
Em uma linhagem desses insetos, a cor clara dos olhos é condicionada pelo alelo recessivo a de um determinado gene, enquanto a cor escura é condicionada pelo alelo dominante A. Uma abelha rainha de olhos escuros, heterozigótica Aa, foi inseminada artificialmente com espermatozóides de machos de olhos escuros. Espera-se que a prole dessa rainha tenha a seguinte composição:

Unifesp 2003
Em gatos, existe uma síndrome caracterizada, entre outras manifestações, por suscetibilidade aumentada a infecções e tendência a sangramentos. Essa síndrome é mais frequente em descendentes de casais aparentados e ocorre em machos e fêmeas em proporção relativamente igual. Ao fazer uma genealogia de vários indivíduos, observou-se que a síndrome não se manifesta em algumas gerações e pode ocorrer em indivíduos que aparentemente têm pais normais. Com base nessas informações, pode-se dizer que o tipo de herança responsável por essa síndrome é:

UFMG 2004
A distrofia muscular do tipo Duchenne, doença recessiva ligada ao cromossomo X, caracteriza-se por debilidade muscular progressiva e deformidades ósseas, inicia-se na infância e impede a reprodução de afetados. Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que:

Fuvest 1997 - 1a fase
Na genealogia abaixo, os símbolos cheios representam pessoas afetadas por uma doença genética rara.


O padrão de herança que melhor explica o heredograma é

UECE 2001
Um casal, ambos de tipo de sangue "AB", ele normal e ela daltônica já tiveram 2 (dois) filhos, ambos do sexo masculino e daltônicos. Quanto ao terceiro filho podemos afirmar que:

UOL Cursos Online

Todos os cursos