Semana 8 Química

ITA 2011

Um sistema em equilíbrio é composto por n0 mol de um gás ideal a pressão P0, volume V0, temperatura T0 e energia interna U0. Partindo sempre deste sistema em equilíbrio, são realizados isoladamente os seguintes processos:
I. Processo isobárico de T0 até T0/2.
II. Processo isobárico de V0 até 2V0.
III. Processo isocórico de P0 até P0/2.
IV. Processo isocórico de T0 até 2T0.
V. Processo isotérmico de P0 até P0/2.
VI. Processo isotérmico de V0 até V0/2.

Admitindo que uma nova condição de equilíbrio para esse sistema seja atingida em cada processo (x = I, II, III, IV, I e VI), assinale a opção que contém a informação ERRADA.

ITA 2011

Considere dois cilindros idênticos (C1 e C2), de paredes rígidas e indeformáveis, inicialmente evacuados. Os cilindros C1 e C2 são preenchidos, respectivamente, com O2 (g) e Ne (g) até atingirem a pressão de 0,5 atm e temperatura de 50oC. Supondo comportamento ideal dos gases, são feitas as seguintes informações:
I. O cilindro C1 contém maior quantidade de matéria que o cilindro C2.
II. A velocidade média das moléculas no cilindro C1 é maior que no cilindro C2.
III. A densidade do gás no cilindro C1 é maior que a densidade do gás no cilindro C2.
IV. A distribuição de velocidades das moléculas contidas no cilindro C1 é maior que a das contidas no cilindro C2.
Assinale a opção que apresenta a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

Unicamp 2010 - 2a fase

O sólido pode decompor-se, reversivelmente, em cloreto de magnésio e amônia. A equação química que representa esse processo é:


Ao ser submetido a um aquecimento lento, e sob uma corrente de nitrogênio gasoso, o sólido perde massa, gradativamente, como representado no gráfico:


As linhas verticais, mostradas no gráfico, delimitam as três etapas em que o processo de decomposição pode ser dividido.

a) Calcule a perda de massa, por mol de , em cada uma das três etapas.
b) Com base nos resultados do item anterior, escreva uma equação química para cada etapa de aquecimento. Cada uma dessas equações deverá representar a transformação que ocorre na etapa escolhida.
c) No processo descrito, além do aquecimento, que outro fator facilita a decomposição do ? Explique.
Dados:
massa molar (g/mol): .........197
NH3...........17,0

Resposta:

Fuvest 2011 - 2a fase

Maçaricos são queimadores de gás utilizados para produzir chamas de elevadas temperaturas, como as requeridas para soldar metais. Um gás combustível, muito utilizado em maçaricos, é o acetileno, C2H2, sendo que a sua combustão pode ser promovida com ar atmosférico ou com oxigênio puro.

a) Escreva a equação química balanceada da combustão completa do acetileno com oxigênio puro.
b) Em uma oficina de solda, existem dois cilindros idênticos, um deles contendo oxigênio puro (cilindro A) e o outro, ar atmosférico (cilindro B). Sabendo que, no interior dos dois cilindros, as condições de pressão e temperatura são as mesmas, qual dos dois cilindros contém a maior massa gasosa? Explique.
c) A temperatura da chama do maçarico é maior quando se utiliza a mistura de oxigênio e acetileno do que quando se usa a mistura de ar atmosférico e acetileno, mesmo estando os reagentes em proporção estequiométrica nos dois casos. Considerando as substâncias gasosas que recebem o calor liberado na combustão, em cada caso, explique essa diferença de temperatura.

 

Resposta:

Fuvest 2011 - 2a fase

Monóxido de carbono é um gás inodoro, incolor e muito tóxico. Um método para determinar sua concentração no ar consiste em fazê-lo reagir, completamente, com pentóxido de di-iodo, a temperaturas entre 160oC e 180oC. Nesse processo, o monóxido de carbono é oxidado, formando-se também uma substância simples. Medindo-se a massa dessa substância simples, é possível calcular a concentração de monóxido de carbono no ar.

a) Escreva a equação química balanceada da reação entre pentóxido de di-iodo e monóxido de carbono.

O pentóxido de di-iodo é um sólido que absorve água rapidamente, em condições ambientes, transformando-se num ácido monoprótico.
b) Escreva a equação química balanceada da reação entre pentóxido de di-iodo e água.

Se o ácido monoprótico mencionado for aquecido a temperaturas acima de 200oC, sofrerá decomposição, regenerando o pentóxido de di-iodo e a água.
c) Determine a porcentagem da massa inicial desse ácido que se transforma em água por aquecimento acima de 200oC. Mostre os cálculos.

 

Resposta:

UOL Cursos Online

Todos os cursos