Semana 8 História Geral
UFBA - 2011
A Idade Média, na Europa, foi caracterizada pelo aparecimento, apogeu e decadência de um sistema econômico, político e social denominado "feudalismo". Esse sistema começou a se estruturar na Europa, ao final do Império Romano do Ocidente (século V), atingiu seu apogeu no século X e registrou-se o seu declínio ao final do século XV. (MELLO; COSTA, 1994, p. 235).
De acordo com o texto e com os conhecimentos sobre o sistema econômico e político-administrativo que caracterizou o feudalismo na Europa, indique uma característica do seu apogeu, no século X, e um fator responsável pelo seu declínio no final do século XV.
• Século X — apogeu:
• Século XV — declínio:
Resposta:
Século X – apogeu:
Características:
• vigência das relações de suserania e vassalagem;
• complexa hierarquia feudal, baseada nas relações de dependência entre os diferentes papéis representados pela nobreza;
• confirmação do poder figurativo dos reis;
• fortalecimento da sociedade estamental, legitimada pela ideologia católica expressa na "Cidade de Deus" de Santo Agostinho.
• fortalecimento do feudalismo como modo de produção: terra/servidão/economia fechada e autossuficiente.
Século XV – declínio:
Fatores responsáveis:
• crescimento demográfico na Europa Ocidental criando novas demandas de consumo;
• renascimento das cidades e ocorrência de lutas visando à autonomia por parte das mais fortes e desenvolvidas;
• revolução comercial na área europeia/mediterrânea, trazendo novas práticas financeiras e comerciais;
• mudanças na estrutura social com a formação da burguesia comercial;
• guerra dos Cem Anos;
• peste Negra;
• formação das monarquias nacionais e expansão marítimo-comercial.
Vale destacar que essa cronologia e interpretação são tradicionais e podem variar. Muitos historiadores consideram que, a partir do século XI a Europa vivenciou o apogeu do feudalismo.
Segundo a divisão que adotamos, a questão deve ser enquadrada em duas classificações, Alta e Baixa Idade Média.
PUC-RS - 2010
Dentre os fatores responsáveis pelo chamado Renascimento Comercial e Urbano, que ocorre a partir do século XI na Europa Ocidental, NÃO se pode referir
UFC - 2010
Durante os séculos XII e XIII, a introdução de novos métodos de trabalho agrícola, de tecnologias, de plantio e desenvolvimento da pecuária provocou o crescimento econômico da sociedade feudal, que produziu cada vez mais alimentos. Entre o século 1000 e 1300, está estimado que a produção de alimentos na Europa e sua população dobraram. O crescimento econômico também criou as bases para o desenvolvimento de atividade comercial, cultural e para a expansão de cidades. As transformações introduzidas na sociedade feudal estimularam também mudanças nas relações sociais e políticas. Porém, ao se entrar no século XIV, o período de crescimento econômico e avanços tecnológicos rapidamente deu lugar à fome e à doença.
a) Apresente quatro exemplos de novos métodos de tecnologia e produção agrícola que foram introduzidos na sociedade feudal durante os séculos XII e XIII.
b) Cite quatro razões para a crise e o declínio da sociedade feudal na Europa no século XIV.
c) Que grande epidemia ocorrida no século XIV reduziu drasticamente a população europeia?
Resposta:
Durante os séculos XII e XIII, foram introduzidos na sociedade feudal novos métodos de cultivo, com a introdução de aros que possibilitaram arar o solo pesado. Os agricultores dessa sociedade adotaram métodos asiáticos de utilizar cavalos para arar a terra ao invés do boi, tornando o processo mais rápido, e introduziram o cultivo de feijão e legumes para repor os nutrientes no solo.
Foram introduzidos novos métodos de pastagem do gado, o que permitiu a fertilização do solo. Por sua vez, o excesso de grãos, lã e outros produtos permitiu que agricultores trocassem o que não seria consumido por implementos (aros, foices etc.) feitos com aço que também aumentaram a produtividade. O aumento da produtividade e do consumo de alimentos estimulou a expansão da população.
As razões do rápido declínio da produtividade agrícola e da economia feudal no século XIV refletem uma combinação de múltiplos fatores, tais como a fome e a incapacidade da produção de alimentos de acompanhar o crescimento populacional, as guerras entre senhores feudais, a transmissão de epidemias como a peste bubônica, principalmente nas regiões mais populosas das rotas de comércio, e a crescente intransigência e demandas dos senhores feudais sobre os agricultores obrigados a pagar tarifas cada vez mais elevadas para sustentar modos de vida que não condiziam com o nível de produtividade.
Unifesp - 2009
"Por trás do ressurgimento da indústria e do comércio, que se verificou entre os séculos XI e XIII, achava-se um fato de importância econômica mais fundamental: a imensa ampliação das terras aráveis por toda a Europa e a aplicação à terra de métodos mais adequados de cultivo, inclusive a aplicação sistemática de esterco urbano às plantações vizinhas". (Lewis Mumford. "A cidade na história". São Paulo: Martins Fontes, 1982.)
O texto trata da expansão agrícola na Europa ocidental e central entre os séculos XI e XIII. Dentre as razões desse aumento de produtividade, podemos citar:
PUC-SP - 2008
O crescimento urbano na Europa ocidental a partir do século XI atraiu novos moradores para as cidades que