Semana 5 Química

Fuvest 2008 - 2a fase

Existem soluções aquosas de sais e glicose, vendidas em farmácias, destinadas ao tratamento da desidratação que ocorre em pessoas que perderam muito líquido. Uma dessas soluções tem a seguinte composição:


a) Calcule a concentração, em mol L--1, dos íons sódio e dos íons citrato, nessa solução.
b) Tal solução aquosa apresenta atividade óptica. Qual das espécies químicas presentes é responsável por essa propriedade? Justifique.

 

Resposta:

Fuvest 2007 - 2a fase

O Brasil é campeão de reciclagem de latinhas de alumínio. Essencialmente, basta fundi-las, sendo, entretanto, necessário compactá-las, previamente, em pequenos fardos. Caso contrário, o alumínio queimaria no forno, onde tem contato com oxigênio do ar.

a) Escreva a equação química que representa a queima do alumínio.
b) Use argumentos de cinética química para explicar por que as latinhas de alumínio queimam, quando jogadas diretamente no forno, e por que isso não ocorre, quando antes são compactadas?

Uma latinha de alumínio vazia pode ser quebrada em duas partes, executando-se o seguinte experimento:

  • Com uma ponta metálica, risca-se a latinha em toda a volta, a cerca de 3 cm do fundo, para remover o revestimento e expor o metal.
  • Prepara-se uma solução aquosa de CuCl2, dissolvendo-se 2,69 g desse sal em 100 ml de água. Essa solução tem cor verde-azulada.
  • A latinha riscada é colocada dentro de um copo de vidro, contendo toda a solução aquosa de CuCl2, de tal forma a cobrir o risco. Mantém-se a latinha imersa, colocando-se um peso sobre ela.
    Após algum tempo, observa-se total descoramento da solução e formação de um sólido floculoso avermelhado tanto sobre o risco, quanto no fundo da latinha. Um pequeno esforço de torção sobre a latinha a quebra em duas partes.

    c) Escreva a equação química que representa a transformação responsável pelo enfraquecimento da latinha de alumínio.
    d) Calcule a massa total do sólido avermelhado que se formou no final do experimento, ou seja, quando houve total descoramento da solução.

    DADOS: massas molares (g/mol)
    Cu ..................... 63,5
    Cl..............35,5
Resposta:

Fuvest 2007 - 2a fase

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) estabelece que o álcool combustível, utilizado no Brasil, deve conter entre 5,3% e 7,4% de água, em massa. Porcentagens maiores de água significam que o combustível foi adulterado. Um método que está sendo desenvolvido para analisar o teor de água no álcool combustível consiste em saturá-lo com cloreto de sódio, NaCl, e medir a condutividade elétrica da solução resultante. Como o NaCl é muito solúvel em água e pouco solúvel em etanol, a quantidade de sal adicionada para saturação aumenta com o teor de água no combustível. Observa-se que a condutividade elétrica varia linearmente com o teor de água no combustível, em um intervalo de porcentagem de água que abrange os limites estabelecidos pela ANP.

a) Explique por que o etanol (CH3CH2OH) forma mistura homogênea com água em todas as proporções.
b) Faça um desenho, representando os íons Na+ e Cl -- em solução aquosa e mostrando a interação desses íons com as moléculas de água.
c) Esboce um gráfico que mostre a variação da condutividade elétrica da mistura combustível, saturada com NaCl, em função do teor de água nesse combustível. Justifique por que o gráfico tem o aspecto esboçado.

Resposta:

Fuvest 2007 - 2a fase

Foi realizado o seguinte experimento, em quatro etapas:
I) Em um copo de vidro, contendo alguns pregos de ferro lixados, foi colocada uma solução de tintura de iodo (iodo em solução de água e álcool comum, de cor castanho-avermelhada), em quantidade suficiente para cobrir os pregos. Depois de algumas horas, observou-se descoloração da solução.
II) A solução descolorida foi despejada em um outro copo, separando-se-a dos pregos. III) À solução descolorida, foram adicionadas algumas gotas de água sanitária (solução aquosa de hipoclorito de sódio, cujo pH é maior que 7). Observou-se o reaparecimento imediato da cor castanho-avermelhada e formação de um precipitado.
IV) Adicionaram-se, à mistura heterogênea obtida em III, algumas gotas de ácido clorídrico concentrado. A solução continuou castanho-avermelhada, mas o precipitado foi dissolvido.

a) Escreva a equação química balanceada para a reação que ocorre na etapa I.
b) Quais os produtos das transformações que ocorrem na etapa III?
c) Escreva a equação química balanceada para a reação que ocorre na etapa IV.

Observações: Hipoclorito, C/O --, é um oxidante que se reduz a cloreto, Cl --, em meio aquoso.
O precipitado da etapa III envolve o cátion formado na etapa I.
Na tintura de iodo, o álcool está presente apenas para aumentar a solubilidade do iodo.

Resposta:

UOL Cursos Online

Todos os cursos