Semana 5 Geografia

Leia o trecho a seguir, observe o gráfico abaixo e responda às questões.

"Desde o início dos anos 1980, que ainda sentiam os efeitos das duas crises energéticas da década anterior, o petróleo e o gás natural não ocupavam um lugar de tanto destaque na cena política global."

(Adaptado de Márcio Senne de Moraes, Petróleo e gás voltam a ganhar força na diplomacia. Folha de S. Paulo, 05-02-2006, Caderno Mundo).

 

a) Considere e explique a situação do Oriente Médio, da América do Norte e da América Latina, de acordo com o gráfico, no que se refere à reserva, produção e consumo de petróleo.

b) Analise duas situações recentes nas quais se possa falar em uma geopolítica do petróleo ou no uso do petróleo como arma diplomática por parte de um Estado-Nação.

c) Quais são as razões do crescente interesse pelo uso do gás natural e quais são os principais motivos dos conflitos internacionais em torno do gás?

Resposta:

a) O Oriente Médio e a América do Norte apresentam uma relação praticamente inversa entre reserva/produção e consumo. O Oriente Médio possui grandes reservas e produção e baixo consumo, enquanto a América do Norte apresenta baixa reserva, uma produção relativa e o maior consumo mundial. Já a América Latina apresenta um relativo equilíbrio entre reservas, produção e o consumo, um pouco menor, possibilitando um pequeno crescimento.

b) Pode-se citar o caso do Irã, que ameaça retaliar, cortando as exportações de petróleo em resposta a sanções da ONU contra seu programa nuclear. A Venezuela, que usa o petróleo para ganhar visibilidade e propor uma integração latino-americana. O Iraque, invadido pelos EUA em 2003.

c) O gás apresenta como vantagens: é menos poluente, há grandes reservas e é um produto mais barato que o petróleo. Esse recurso energético leva a conflitos devido a disputas internacionais por seu controle e exploração, na implantação e controle dos dutos que cortam áreas de conflitos, nas zonas com jazidas inexploradas (caso do Ártico), nas nacionalizações, com rompimento de contratos previamente firmados (caso da Bolívia em 2006).

Enem - 2010

No dia 28 de fevereiro de 1985, era inaugurada a Estrada de Ferro Carajás, pertencente e diretamente operada pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), na região Norte do país, ligando o interior ao principal porto da região, em São Luís. Por seus, aproximadamente, 900 quilômetros de linha, passam, hoje, 5 353 vagões e 100 locomotivas.

                        Disponível em: http://www.transportes.gov.br Acesso em: 27 jul 2010 (adaptado).

A ferrovia em questão é de extrema importância para a logística do setor primário da economia brasileira, em especial para porções dos estados do Pará e Maranhão. Um argumento que destaca a importância estratégica dessa porção do território é a

Enem - 2008

Um dos insumos energéticos que volta a ser considerado como opção para o fornecimento de petróleo é o aproveitamento das reservas de folhelhos pirobetuminosos, mais conhecidos como xistos pirobetuminosos. As ações iniciais para a exploração de xistos pirobetuminosos são anteriores à exploração de petróleo, porém as dificuldades inerentes aos diversos processos, notadamente os altos custos de mineração e de recuperação de solos minerados, contribuíram para impedir que essa atividade se expandisse.

O Brasil detém a segunda maior reserva mundial de xisto. O xisto é mais leve que os óleos derivados de petróleo, seu uso não implica investimento na troca de equipamentos e ainda reduz a emissão de particulados pesados, que causam fumaça e fuligem. Por ser fluido em temperatura ambiente, é mais facilmente manuseado e armazenado.

Internet: (com adaptações).

A substituição de alguns óleos derivados de petróleo pelo óleo derivado do xisto pode ser conveniente por motivos

Enem - 2006
 

Um poeta habitante da cidade de Poços de Caldas – MG assim externou o que estava acontecendo em sua cidade:

Hoje, o planalto de Poços de Caldas não

serve mais. Minério acabou.

Só mancha, "nunclemais".

Mas estão "tapando os buracos", trazendo para

cá "Torta II" 1

aquele lixo do vizinho que você não gostaria

de ver jogado no quintal da sua casa.

Sentimentos mil: do povo, do poeta e do Brasil.

Hugo Pontes. In: M.E.M. Helene. A radioatividade e o lixo nuclear. São Paulo: Scipione, 2002, p.4.

1Torta II – lixo radioativo de aspecto pastoso.

A indignação que o poeta expressa no verso "Sentimentos mil: do povo, do poeta e do Brasil" está relacionada com

Enem - 2006

A montanha pulverizada

Esta manhã acordo e

não a encontro.

Britada em bilhões de lascas

deslizando em correia transportadora

entupindo 150 vagões

no trem-monstro de 5 locomotivas

- trem maior do mundo, tomem nota –

foge minha serra, vai

deixando no meu corpo a paisagem

misero pó de ferro, e este não passa.

(Carlos Drummond de Andrade. Antologia poética. Rio de Janeiro: Record, 2000.)

A situação poeticamente descrita acima sinaliza, do ponto de vista ambiental, para a necessidade de

I     -       manter-se rigoroso controle sobre os processos de instalação de novas mineradoras.

II    -       criarem-se estratégias para reduzir o impacto ambiental no ambiente degradado.

III   -       reaproveitarem-se materiais, reduzindo-se a necessidade de extração de minérios.

É correto o que se afirma

UOL Cursos Online

Todos os cursos