Semana 4 Português

Fuvest - 2009

Assim se explicam a minha estada debaixo da janela de Capitu e a passagem de um cavaleiro, um  dandy, como então dizíamos. Montava um belo cavalo alazão, firme na sela, rédea na mão esquerda, a direita à cinta, botas de verniz, figura e postura esbeltas: a cara não me era desconhecida. Tinham passado outros, e ainda outros viriam atrás; todos iam às suas namoradas. Era uso do tempo namorar a cavalo. Relê Alencar: "Porque um estudante (dizia um dos seus personagens de teatro de 1858) não pode estar sem estas duas coisas, um cavalo e uma namorada". Relê Álvares de Azevedo. Uma das suas poesias é destinada a contar (1851) que residia em Catumbi, e, para ver a namorada no Catete, alugara um cavalo por três mil-réis...  

Machado de Assis. Dom Casmurro.

As formas verbais "Tinham passado" (linha 6) e "viriam" (linha 7) traduzem idéia, respectivamente, de anterioridade e de posterioridade em relação ao fato expresso pela palavra

Fuvest - 2007

"‘Muito!’, disse quando alguém lhe perguntou se gostara de um certo quadro."
Se a pergunta a que se refere o trecho fosse apresentada em discurso direto, a forma verbal correspondente a "gostara" seria

Unicamp - 2009 - 2a fase

Encontram-se, abaixo, a transcrição de parte de uma transmissão de jogo de futebol, trecho de uma canção
e uma manchete de notícia.

TEXTO 1
Na marca de 36 minutos do primeiro tempo do jogo, pode abrir o marcador o time da Itapirense. A Esportiva precisa da vitória. Tomando posição o camisa 9 Juary. É a batida de penalidade máxima. Faz festa a torcida. Fica no centro do gol o goleiro Cléber. Partiu Juary com a bola para a esquerda, tocou, é gol. Gol da Esportiva! E o Mogi Mirim tem posse de bola agora, escanteio pela direita. 39 minutos, Juan na cobrança do escanteio para o Mogi Mirim, chutou, cruzou, cabeceia Anderson Conceição e é gol.

Foi aos 39 minutos do primeiro tempo, Juan pra cobrança do lado direito, subiu, desviou de cabeça o zagueiro Anderson Conceição, bola pro fundo da rede do goleiro Brás da Itapirense. Cutucou pro fundo da rede Anderson Conceição, camisa 4.

(Transcrição adaptada de trecho da transmissão da partida entre Mogi Mirim Esporte Clube e Itapirense em 04/10/2008. Disponível no Podcast "Mogi Mirim Esporte Clube", em www.mogimirim.com.br)

TEXTO 2
"Cotidiano" (Chico Buarque)
Todo dia ela faz
Tudo sempre igual
Me sacode
Às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca
De hortelã (...)

TEXTO 3
"Presidente visita amanhã a Estação Antártica"   (Imprensa Nacional, em www.in.gov.br, 15/02/2008)

a) Nos três textos ocorrem verbos no tempo presente. Entretanto, seu uso descreve as ações de formas diferentes. Compare o uso do presente nos textos 1 e 2, e mostre a diferença. Faça o mesmo com os textos 2 e 3. Explique.

b) O encadeamento narrativo do texto 1 é construído pela alternância entre verbos no presente e no passado. Justifique a presença exclusiva do passado no último parágrafo, considerando que se trata de uma transmissão de jogo de futebol.

Resposta:

a) Espera-se que o candidato seja capaz de perceber que o modo como um evento se desenrola no tempo não tem a ver, exclusivamente, com a forma verbal.

Comparação entre Textos 1 e 2:
No caso da narração esportiva, o uso do presente apresenta uma coincidência entre o tempo em que o enunciado é dito e o tempo em que o evento ocorre. Trata-se, portanto, da descrição de um evento em tempo real.  

No caso da letra de música Cotidiano, os enunciados indicam ação habitual; portanto, apesar de a forma verbal estar no presente, marca uma ação que ocorreu antes do enunciado e que se repete.

Comparação entre Textos 2 e 3:
A habitualidade, já comentada, que se encontra na letra de música, contrasta com o que ocorre na manchete de notícia, em que a ação, embora relatada no tempo presente, refere-se ao futuro.

b)  No texto 1, normalmente, o tempo presente coincide com o evento descrito e o passado, com a retomada de um evento há pouco ocorrido. O candidato deverá notar que, por se tratar de uma transmissão radiofônica de jogo de futebol, a oscilação em relação ao tempo se deve, sobretudo, pela necessidade de descrição de ações concomitantes à própria narração e a retomada de ações. No último parágrafo, há uso exclusivo do tempo passado porque o locutor do jogo retoma a descrição do gol já ocorrido. 

FGV-SP - 2007

Assinale a alternativa em que os verbos impregnar, optar, suar  e  estrear  preenchem corretamente as lacunas das
frases abaixo.

Esse tipo de tinta __________________ de cheiro acre a
roupa da loja.

O coronel sempre __________________ pelo praça de
maior destreza para dirigir a viatura.

Nos dias de calor, ele __________________ demais; por
isso, o ar-condicionado do carro.

O cantor __________________ no teatro da Barra ontem,
à noite. Um sucesso!

FGV - SP - 2007

Assinale a alternativa em que os verbos prever, intervir, propor e manter estão corretamente conjugados:

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos