Semana 3 História Geral

UFMT

O enfraquecimento das cidades gregas, após a Guerra do Peloponeso (431 - 404 a. C.), possibilitou a conquista da Grécia pelos:

Unesp - 2006

O historiador ateniense Tucídides, que viveu durante a Guerra do Peloponeso, escreveu sobre os gregos:

... antes da Guerra de Tróia, [os habitantes da] Hélade nada [realizaram] em comum. Este nome mesmo não era empregado para designá-la no seu conjunto. [...] O que fica bem comprovado [nos livros de] Homero: ele que viveu numa época bem posterior à Guerra de Tróia, não utilizou a designação [de helenos] para o conjunto [dos gregos]. [...] Não utilizou, também, a expressão "bárbaros" porque, na minha opinião, os gregos não se encontravam ainda reunidos [...] sob um único nome que [lhes] permitisse [diferenciar-se de outros povos]. De qualquer forma, aqueles que receberam [mais tarde] o nome de Helenos [...] nada fizeram conjuntamente antes da Guerra de Tróia. [...] Essa expedição mesma os reuniu apenas num momento, naquele em que a navegação marítima encontrava-se mais desenvolvida.

(Tucídides. A guerra do Peloponeso. Século V a. C.)

Baseando-se no texto, responda.

a) Qual característica política dos gregos na Antigüidade é apresentada por Tucídides?

b) Por que, apesar da situação política expressa por Tucídides, pode-se falar de uma antiga civilização grega?

Resposta:

a) Tucídides faz referência à falta de unidade política grega antes da Guerra de Tróia.

b) Os gregos possuíam a mesma origem étnica e tinham a mesma cultura (crenças religiosas, língua).

Fuvest - 2009 -2a fase

No ano passado, aconteceu em Pequim mais uma Olimpíada. No mundo, peças teatrais estão sendo continuamente encenadas. Como se sabe, Olimpíadas e teatro (ocidental) foram uma criação da Grécia antiga.

Discorra sobre

a) o significado dos jogos olímpicos para os antigos gregos;

b) as características do teatro na Grécia antiga.

Resposta:

a) Na Grécia Antiga os Jogos Olímpicos tinham uma função religiosa, pois eram competições esportivas que celebravam Zeus e homenageavam os mortos das cidades- estado. Tal competição ocorria na cidade de Olímpia, de 4 em 4 anos, e tinham por objetivo enaltecer as habilidades físicas e atléticas dos competidores.

b) Os gregos foram os criadores do teatro ocidental. As origens do teatro grego remontam as procissões em homenagem ao deus Dionísio (ditirambo). Os gregos compuseram tragédias e comédias encenadas até os dias de hoje, como "Prometeu Acorrentado" (tragédia de Ésquilo) e  "Lisístrata" (comédia de Aristófanes), por exemplo. Os atores usavam máscaras e eram exclusivamente homens. 

Fuvest - 2011

As cidades [do Mediterrâneo antigo] se formaram, opondo-se ao internacionalismo praticado pelas antigas aristocracias. Elas se fecharam e criaram uma identidade própria, que lhes dava força e significado.

Norberto Luiz Guarinello, A cidade na Antiguidade Clássica. São Paulo: Atual, p.20, 2006. Adaptado.

As cidades-estados gregas da Antiguidade Clássica podem ser caracterizadas pela

PUC-Campinas - 2009

Para os gregos o ócio tinha uma conotação estritamente física: "trabalho" era tudo aquilo que fazia suar, com exceção do esporte. Quem trabalhava, isto é, suava, ou era um escravo ou era um cidadão de segunda classe. As atividades não físicas (a política, o estudo, a poesia, a filosofia) eram "ociosas", ou seja, expressões mentais, dignas somente dos cidadãos de primeira classe.

(Domenico De Masi. O ócio criativo. Rio de Janeiro: Sextante, 2000. p. 14-15)

No período clássico da história grega, os homens livres que gozavam do direito à cidadania, em Atenas, eram necessariamente

UOL Cursos Online

Todos os cursos